Bioativos: os alimentos que ativam a vida

Um consumo diário de produtos orgânicos é indispensável para uma saúde de qualidade. Conheça os diversos benefícios de tais alimentos


Os alimentos frescos e crus são os ideais para promover um potencial nutricional e energético do corpo.

Isso porque as propriedades neles encontradas são sensíveis ao calor, então quando passam por um processo de cozimento as funções biológicas de cada um perdem seus poderes.

Vale ressaltar que estes itens não devem ultrapassar o estado de maduração, tendo em vista que nesta situação os alimentos conseguem acidificar com mais potencialidade.

Alimentos bioativos

bioativos-os-alimentos-que-ativam-vida

Foto: depositphotos

  • Legumes;
  • Leguminosas;
  • Frutas;
  • Hortaliças;
  • Sementes oleaginosas;
  • Ervas;
  • Cereais integrais maduros.

Todos esses alimentos são adequados para serem ingeridos por qualquer indivíduo, entretanto é preciso estabelecer uma quantidades adequadas para cada idade. Desta maneira, a melhor forma de ter conhecimento sobre esse aspecto é procurando um nutricionista, profissional capaz de indicar o consumo ideal.

Como reagem os alimentos crus e frescos no organismo?

De acordo com a química Conceição Trucom, no livro “Alimentação desintoxicante para ativar o sistema imunológico”, as refeições com base em alimentos “crus, frescos e vivos, têm a capacidade de transferir as boas energias da Terra, do Sol e de Deus para o corpo e a Alma”.


Todavia, para que eles consigam alcançar estes objetivos é necessário que estejam crus, livres de agrotóxicos e no ponto certo de maturidade.

Com estas características, pode-se dizer que os alimentos são ricos em macronutrientes e em substâncias como enzimas, antioxidantes, vitaminas e sais minerais. É através desses elementos biologicamente ativos que as refeições naturais são capazes de agir como depurativas.

Isto significa dizer que podem promover uma faxina completa no aparelho digestivo, eliminando toxinas, mucos, venenos e resíduos que são potencialmente nocivos ao bom funcionamento do corpo e à saúde dos seres humanos. Além disso, são capazes de alcalinizar e mineralizar o organismo.

Ainda segundo Trucom, os sais minerais presentes em determinados alimentos são indispensáveis no metabolismo eletroquímico do corpo e portanto agem “realizando comunicação precisa e eficiente entre todas as células, órgãos e sistemas, entre ele o circulatório e nervoso”, completa a autora.

Propriedade nutracêutica

O destaque de todos os benefícios proporcionados pelos alimentos crus, frescos e vivos vai para ação nutracêutica. Em outras palavras, pode-se dizer que tais alimentos possuem dois poderes essenciais: o de cura e o de nutrição.

Assim, ofertam ao organismo humano mais saúde e qualidade de vida. Promovendo a desintoxicação, a vontade de vida e o aumento do sentido energético do corpo.


Reportar erro