Beterraba – veja seus benefícios e vitaminas

Por Anna de Cássia

BeterrabaA beterraba é uma raiz tuberosa cheia de benefícios e nutrientes necessários para o nosso corpo e a nossa saúde. Rica em açúcar, proteínas, vitamina A, B1, B2, B5, C, potássio, sódio, fósforo, cálcio, zinco, ferro e manganês, a beterraba é considerada não só laxante, como também um santo remédio no combate à anemia e à hipertensão. Estudos feitos na Hungria ainda colocam a beterraba como anticancerígena.

A ajuda na luta contra a anemia

Além do auto índice de ferro e vitamina C presente na beterraba, ela ainda tem um componente que não foi totalmente identificado, mas que trabalha diretamente na estimulação da hematopoiese, que se trata da produção de células sanguíneas pela medula óssea. Para melhor obtenção de resultados contra a anemia, o mais indicado é o consumo da beterraba crua, ou de seu suco fresco.

A ajuda no controle da hipertensão

Segundo uma pesquisa britânica, o consumo de meio litro de suco de beterraba por dia diminui consideravelmente a pressão arterial de um hipertenso, e até mesmo de uma pessoa saudável. Seus efeitos são sentidos até mesmo 24h depois de tomada a bebida.

Variedades da beterraba no cardápio

Não é muito atípico o fato de que as crianças costumam ter aversão à beterraba. Então nada melhor que montar um menu bem variado onde a beterraba pode entrar de diferentes formas e acabar agradando os distintos gostos.

  • A beterraba crua e ralada acrescentada à salada junto com cenoura crua e também ralada pode dar um toque especial.
  • Rodelas cozidas podem enfeitar o prato, e ficam deliciosas quando jogamos um pouco de azeite por cima.
  • Cubinhos de beterraba acrescentados ao molho da carne dão uma cor e sabor especial, e a criança acaba comendo sem nem perceber.
  • Faça um suco de beterraba misturado com laranja ou limão. A bebida vai ficar apenas com a cor da beterraba, e o sabor inteiramente da outra fruta. E acrescentar ervas como hortelã e erva doce ao suco de beterraba pode deixá-lo mais saboroso.
  • Também pode ser um ótimo ingrediente para a sopa, que vai dar uma cor diferente e um aumento nos nutrientes sem alterar muito o sabor.
  • Um mousse desta raiz pode ser uma ótima sobremesa para o domingo.
  • E que tal um irresistível bolo de beterraba para a sobremesa da tarde das crianças?

Aprenda a fazer beterraba refogada!

  1. Cozinhe 3 beterrabas inteiras
  2. Após cozidas, descasque e corte em rodelas
  3. Refogue em margarina dois dentes de alho amassados e 1 colher de sopa de molho shoyo
  4. Acrescente as beterrabas em rodela e tempere com uma colher de sopa de vinagre, sal e pimenta a gosto
  5. Deixe refogar mais um pouco. Pode ser servida quente ou fria