Berberis: benefícios desta planta para a saúde

A berberis possui ação depurativa, mineralizante, diurética, tônica, dentre outras. Conheça os benefícios desta planta para a saúde


Originária da Europa, mais especificamente da Espanha e França, a berberis é uma planta pertencente à família berberiáceas. Trata-se de um arbusto de ramos angulosos que desfolha no inverno e, durante o período da primavera, lança novas folhas; possui um fruto que é uma baga alongada de cor vermelho escarlate ou de um negro azulado, o que lhe dá alguma semelhança às videiras e, por este motivo, também é conhecido como “uva-espim”.

Nos primeiros anos de vida, a sua madeira apresenta-se de cor amarelada, no entanto, a partir do 25º ano torna-se verde. É uma espécie bastante resistente e que cresce em terrenos calcários.

A berberis possui diversas propriedades que proporcionam benefícios à nossa saúde, incluindo a sua ação depurativa, mineralizante, diurética, tônica, entre outras.

Propriedades da berberis

O caule, a casca da raíz e os frutos da berberis contêm alcaloides, incluindo a berberina. De acordo com estudos laboratoriais realizados em tubos de ensaio e em animais, a berberina possui efeitos antimicrobianos, anti-inflamatórios, hipotensivos, sedativos e anticonvulsivos. Além disso, esta substância também pode estimular o sistema imunológico e ainda atua nos músculos que revestem os intestinos, auxiliando no processo de digestão e na redução da dor gastrointestinal.

Dentre as propriedades desta planta estão a sua ação depurativa, mineralizante, diurética, calmante, estimulante do apetite, aperitiva, tônica e digestiva. A berberis ainda é considerada antipirética, aperiente, espasmolítica, gástrica, laxativa e refrescante.

Berberis: benefícios desta planta para saúde

Foto: Reprodução/ internet


Benefícios proporcionados pela berberis

Devido às suas propriedades, a berberis é indicada no tratamento de diversas doenças e afecções. Esta planta é utilizada para aliviar a inflamação e infecção dos sistemas urinário, gastrointestinal e respiratório; assim como infecções causadas pelo fungo candida, infecções vaginais ou da pele.

O extrato de berberis pode melhorar os sintomas de determinadas doenças da pele, incluindo a psoríase, no entanto, mais pesquisas são necessárias para confirmar tais resultados.

Esta planta também pode ser um eficaz tratamento natural para a diarreia, inclusive a diarreia do viajante e a causada por intoxicações alimentares. Segundo alguns estudos, esta planta pode aliviar os sintomas mais rapidamente do que os antibióticos, o que seria possível graças às suas propriedades adstringentes. Os mesmos estudos também sugeriram que os antibióticos podem ser mais eficazes para eliminar as bactérias no intestino.

A berberis ainda pode auxiliar no tratamento das seguintes patologias: afecção do fígado, vesícula, febre, febre malárica, dispepsias hiposecretoras, cálculos urinários, problemas no estômago e no intestino, inflamação da boca, hipertensão, falta de apetite, icterícia, perturbações circulatórias, perturbações renais, disquinesia e litíase biliar.

Cuidados

Embora seja bastante benéfica para a saúde, o excesso da bebida preparada com as flores, folhas, frutos e cascas de raízes da berberis pode fazer mal para o organismo humano. A intoxicação pode provocar sintomas como náuseas, vômitos, afecção renal e paralisia do centro respiratório.

Esta planta é contraindicada para grávidas, lactantes e pessoas que possuem obstrução das vias biliares.


Reportar erro