Benefícios que encontramos na granola

O consumo de granola tem se tornado muito comum, principalmente por parte daqueles que estão…


O consumo de granola tem se tornado muito comum, principalmente por parte daqueles que estão de dieta. Muitas pessoas, no entanto, acreditam que por possuir um alto valor calórico causa o aumento do peso. A granola, no entanto, carrega muitos benefícios, e a forma de aproveitá-los vai variar de acordo com a forma como é consumida.

Benefícios e propriedades

A granola possui baixo teor de gordura e é rica em nutrientes importantes para a manutenção da saúde como a presença de fibras solúveis e insolúveis, vitaminas, minerais e traz benefícios como a prevenção ao câncer, às doenças intestinais e ainda previne contra o envelhecimento precoce.

Seu consumo pode proporcionar também o emagrecimento, quando consumida dentro de um contexto de alimentação saudável. A quantidade ideal de consumo para que os benefícios sejam aproveitados sem ter prejuízos quanto às calorias, é consumir uma colher e meia de sopa, aproximadamente 20g, por dia. Se a intenção é emagrecer, é importante também consumir com frutas ou iogurte light, pois os gregos trazem ainda mais calorias ao consumo.

Dê preferência ao consumo no período da manhã e antes de atividades físicas. Se você for portador do diabetes, fique atento às embalagens para analisar a composição. Dê preferência às versões light.


Por ser rica em fibras solúveis, ajuda ainda a manter o funcionamento da flora intestinal, além de esta ser substrato para os microrganismos benéficos que auxiliam na produção de vitaminas do complexo B e protegem as paredes do cólon e do intestino, reduzindo a incidência de câncer e doenças do aparelho digestivo. Auxilia ainda no controle do açúcar no sangue e seus nutrientes ajudam a melhorar a disposição e a energia.

Benefícios que encontramos na granola

Foto: Reprodução

Como emagrecer com granola?

A granola auxilia no emagrecimento por ser rica em fibras, trazendo sensação de saciedade, evitando a fome e controlando o apetite. Os minerais, presentes em grandes quantidades, principalmente o selênio e o zinco, são ricos em antioxidantes, ajudando na desintoxicação do corpo de forma a fazer com que as células funcionem bem aumentando o metabolismo e auxiliando na queima das gorduras.

Como aproveitar os benefícios e não engordar?

Como citamos anteriormente, os benefícios podem ser aproveitados de forma saudável, contribuindo com o emagrecimento, mas também podem causar o aumento do peso. Para não engordar, consuma no café da manhã com frutas picadas ou ainda com o iogurte ou leite magro. Associe o consumo sempre à uma dieta equilibrada e à prática de exercícios.


Reportar erro