Benefícios que a cenoura oferece à saúde!

A cenoura é um dos vegetais mais consumidos, devido à sua digestibilidade e pelas muitas…


Cenouras, conheça seus benefícios

Trate anemias, problemas do fígado e retenção de líquidos consumindo este vegetal cheio de benefícios| Imagem: Reprodução

A cenoura é um dos vegetais mais consumidos, devido à sua digestibilidade e pelas muitas propriedades benéficas à saúde que apresenta. A cenoura também é uma forma muito versátil e deliciosa de ingerir nutrientes importantes, já que pode ser usada em saladas, cozida em diversos pratos, em sucos naturais e até em receitas doces, como bolo, pães, entre outras!

Seu consumo se torna essencial ao desenvolvimento de crianças e também aos adultos, pois fortalece o sistema imunológico, prevenindo doenças e conta com inúmeros nutrientes importantes.

O que é que a cenoura tem?

Rica em betacaroteno, substância que ativa a melanina, é muito consumida no verão por quem deseja ficar bronzeada, mas o betacaroteno presente na cenoura, assim como as vitaminas, tem efeito antioxidante, portanto, retarda o envelhecimento das células e, especialmente, da pele, mantendo-a longe das rugas e linhas de expressão por mais tempo!

Ela é rica em vitaminas A, B e C, açúcares simples, que são diretamente assimiláveis, ferro, cobre, cálcio, fósforo, sódio, zinco, iodo, bromo e manganês.


Benefícios para nossa saúde

Por conta das propriedades e substâncias presentes nesse vegetal, ele previne certas doenças eficazmente, além de ajudar a tratar a pele e fortalecer o organismo de maneira geral. Veja alguns dos benefícios que o consumo da cenoura pode trazer para nossa saúde:

  • As vitaminas A, B e C, agem estimulando o sistema nervoso e das nossas defesas orgânicas, prevenindo doenças. Beneficia os olhos, pele, cabelos, ossos e as mucosas;
  • A cenoura é laxativa e diurética, regula o funcionamento do intestino, ajudando a cicatrizar e desinfectando a mucosa intestinal e estomacal e evita a retenção de líquidos, o que é excelente para evitar desconfortos e aumento de peso.
  • Reduz os níveis de colesterol;
  • Os sais minerais presentes na cenoura são muito importantes à nossa saúde, como o iodo, que estimula a glândula tireoide, que é a responsável pelos processos de crescimento, nutrição, estimula o cérebro e equilibra o funcionamento de outras glândulas;
  • A cenoura funciona como tônico e favorece a hemoglobina, que transporta o oxigênio no sangue;
  • Também estimula a cicatrização;

Alguns problemas de saúde podem ser amenizados com o seu consumo:

Acabe com o catarro e a sinusite

Acabe com o catarro e a sinusite | Imagem: Reprodução

  • anemia, problemas de crescimento e convalescença e astenia;
  • problemas de fígado;
  • acidez estomacal;
  • sinusite, tosse e catarro nasal; etc.

Como na maioria dos casos dos vegetais e legumes, o consumo da cenoura torna-se otimizado se ela estiver crua, mas, se for cozida ainda possui substâncias benéficas à saúde, não devendo ser menosprezada dessa forma.


Reportar erro