Benefícios da Própolis

É extremamente raro encontrar alguém que nunca tenha tomado ou que não conheça própolis. Afinal,…


É extremamente raro encontrar alguém que nunca tenha tomado ou que não conheça própolis. Afinal, estamos falando do remédio milagroso de noventa por cento das mães brasileiras. E como dizem que mãe tem um pouco de tudo – enfermeira, cozinheira, psicóloga, médica… – elas não poderiam estar erradas.

Propriedades e como é feita

As abelhas produzem a própolis quando colhem uma substância de origem resinosa no pólen e em árvores, misturando-as posteriormente com suas próprias secreções. Para as abelhas, sua serventia é por proteger a colméia, já para os seres humanos serve como protetor do organismo.

Própolis de abelha

Foto: Reprodução

Conhecido como antibiótico natural, suas propriedades são antissépticas, antimicrobianas, anti-inflamatórias, antivirais, regeneradoras, analgésicas, antioxidantes, anestésicas, cicatrizantes e antifúngicas. Sua constituição é a seguinte: 25 a 35% de ceras; 5% de grãos de pólen; 10% de óleos essenciais; ésteres cafeinados de flavonoides; 50% de bálsamos aromáticos e resinas; todas as vitaminas do complexo B; pró-vitaminas A; ferro; cálcio; alumínio; magnésio; titânio; zindo; bromo e silício.


Indicações

Por todas as propriedades acima citadas, a própolis é indicada para tratar e auxiliar no tratamento de diversos males, principalmente os causados por fungos, vírus e bactérias. Encaixam-se aí infecções de garganta, gripes e resfriados. Própolis é capaz também de diminuir os terríveis sintomas do reumatismo, hipertensão e diabetes, além de reduzir a fadiga e melhoras ulcerações em geral.

Amidalites, hemorroidas, estomatite, gengivite e outras doenças inflamatórias superficiais também são facilmente tratáveis por própolis, principalmente na versão de extrato alcoólico, já que cria uma película protetora quando aplicado no local afetado, trazendo melhores e prolongados resultados. Pode-se fazer a mesma indicação para o tratamento de doenças dermatológicas e queimaduras de todos os graus.

Ainda, a própolis possui um importante papel para evitar que as doenças acima citadas se manifestem. Ele atua diretamente na prevenção, já que com a ação de linfócitos fortalece a imunidade do organismo. Pode ser utilizada também para tratar bronquite infantil, pneumonia crônica, além de reduzir efeitos colaterais de radioterapia e quimioterapia.

Como utilizar?

Para beneficiar-se da própolis, adicione algumas gotas ao mel, sucos ou chás, para combater resfriados, gripes e outros males de origem interna. No caso de problemas de pele ou queimaduras, aplique algumas gotas diretamente na pele para que seja feita a limpeza e cicatrização do local.


Reportar erro