Benefícios e receitas do figo da Índia

O figo da Índia é conhecido também como figo de barbaria, figo do diabo, piteira,…


O figo da Índia é conhecido também como figo de barbaria, figo do diabo, piteira, tuna, figueira tuna e palma. É uma fruta produzida por uma planta da família das Cactáceas, originária do México e posteriormente aclimada no Brasil. A fruta é do tipo baga, oval, com casca espinhosa, de coloração verde-amarelada a vermelha. Possui polpa doce, geralmente de coloração amarela, com várias sementes. O figo da Índia é rico em açúcar (energia), potássio, magnésio, cálcio e vitaminas C, A, B1 e B2. É muito utilizada na fabricação de produtos farmacêuticos, que são indicados para o tratamento de:

  • Doenças urinárias;
  • Vias respiratórias;
  • Tratamento de cosméticos.

Figo da Índia e seu uso medicinal

O figo da Índia é considerado como adstringente, antidiarreico, peitoral, antiasmático e béquico.

Na culinária, pode ser utilizado no preparo de sucos ou cozido para a preparação de geleias, caldas e doces. A cada 100g da fruta, a mesma fornece apenas 34 calorias.

Para combater a asma e outros problemas respiratórios, recomenda-se ingerir a fruta assada ao forno.

O suco do figo da Índia é ótimo para aliviar problemas de tosse, também favorece o trabalho de intestino preguiçoso, agindo como laxante natural.

A cactina presente na fruta, atua como tônico cardíaco, tornando mais amplas e fortes as contrações.

Benefícios e receitas do figo da Índia

Foto: Reprodução


Remédio caseiro – Xarope contra tosse

– 1 figo da índia cortado em rodelas;
– Açúcar a gosto.

Coloque a fruta cortada em rodelas em uma vasilha, adicione açúcar por cima (revestindo). Deixe repousar durante uma noite. Pela manhã, coe para afastar as sementes, beba o xarope com uma colher ao longo do dia.

Valor nutricional do figo da índia

O figo da índia é uma fruta muito saborosa e saudável. Deve ser ingerida preferencialmente ao natural para garantir maior inserção de nutrientes no organismo. No entanto é indispensável saborear os doces, geleias e caldas produzidas a partir desta fruta.

Compota de Figo da índia com maçã

  • 5 kg de figos da Índia;
  • ½ kg de maçãs sem caroço;
  • 1,5 de açúcar cristal orgânico;
  • 100 ml de suco de limão;
  • 500 ml de água fervente.

Deixe cozinhar os 5 kg de figos da índia inteiros, lavados e cortados em pedaços, por cerca de 20 minutos. Cozinhe em separado ½ kg de maçã sem caroço, por 20 minutos. Misture em uma vasilha as massas obtidas da maçã e do figo da Índia, passando por uma peneira fina.

Leve ao fogo por mais 20 minutos e acrescente 1,5 kg de açúcar cristal orgânico diluído em 500 ml de água fervente. Deixe cozinhar por mais 10 minutos e verifique o ponto (para não queimar). Acrescente os 100 ml de suco de limão e misture bem, mexendo por 2 minutos.

Coloque toda a mistura em um pote de vidro e deixe ao banho maria por cerca de 15 minutos.

A compota pode ser misturada em torradas, bolos, biscoitos e até onde for a sua imaginação!


Reportar erro