Benefícios e receitas com aveia

A aveia é um dos cereais mais utilizados na dieta de quem deseja mais qualidade…


A aveia é um dos cereais mais utilizados na dieta de quem deseja mais qualidade de vida, tendo diversas aplicações internas e externas. É um dos alimentos funcionais listados na composição da ração humana.

Esse cereal, que alimenta crianças e adultos desde sempre, tem propriedades e nutrientes importantíssimos, garantindo bem-estar e prevenindo doenças, como o câncer, por exemplo!

Conheça os nutrientes da aveia e seus benefícios para saúde

Ela é rica em vitaminas, que fortalecem o organismo de forma geral, proteínas, cálcio, magnésio, sílica e ferro, tornando os dentes e ossos mais fortes, além de garantir a prevenção de outras tantas deficiências ocasionadas pela falta desses minerais.

Benefícios e receitas com aveia

Imagem do cereal que em 100g possui cerca de 350 calorias | Imagem: Reprodução

Graças à grande quantidade de fibras, o consumo regular da aveia garante que o intestino funcione perfeitamente, evitando o conhecido problema de intestino preguiçoso, permitindo que absorva os nutrientes que o organismo necessita e elimine as toxinas. Há estudos que mostram a eficiência da aveia na prevenção de tumores intestinais.

As fibras beneficiam aos diabéticos, unindo-se ao açúcar dos alimentos e fazendo com que caia mais lentamente na corrente sanguínea e, para quem tem taxas de colesterol alto, reduz o LDL, impedindo que as gorduras se depositem nas artérias, por isso, prevenindo doenças cardíacas. Além disso, essas fibras dão a sensação de saciedade, consequentemente, a pessoa come menos e emagrece.

A aveia é um alimento completo em todos os sentidos, sendo considerado um energético especial para pessoas que tem grande desgaste físico ou mental, como crianças e atletas e para o desenvolvimento do feto para as grávidas.

Seu uso vai além da alimentação, sendo utilizada para tratamentos externos, como em eczemas e outros problemas de pele. Além de utilizada para prevenir hipertireoidismo, tratar infecções urinárias, enxaquecas e outras diversas doenças.

Pode-se encontrar a aveia em forma de farelo, flocos e farinha, sendo as três formas muito nutritivas, podendo ser utilizada de forma muito variada, em mingaus, bolos e biscoitos, entre outras. Como é rica em gorduras, é recomendável que se compre a quantidade para uso a curto prazo para que não fique rançosa.

Veja três receitas para se utilizar a aveia em tratamentos caseiros

MÁSCARA FACIAL


INGREDIENTES:

  • 2 colheres (sopa) flocos de aveia;
  • 1 colher (sopa) água.

– Misture os ingredientes e amasse bem, aplique a mistura em  gazes e deixe no rosto por 15 minutos.

 

MÁSCARA PARA ACALMAR A PELE ARDIDA DO SOL

INGREDIENTES:

– Misture o cereal e a água e cozinhe. Deixe amornar e misture o mel até formar uma pasta. Aplique na pele e deixe por 5 minutos, retirando com água fria.

 

ASSADURAS DE BEBÊ

– Coloque um punhado do cereal  (pode ser em flocos ou farinha) em um pedaço de pano de algodão, como uma fralda, formando uma trouxinha. Coloque essa trouxinha numa banheira de água morna e deixe o bebê sentado nessa água por alguns minutos. Faça isso todos os dias até  a assadura ir cedendo.


Reportar erro