Benefícios e propriedades encontradas na casca do ovo

Durante muito tempo, o ovo foi considerado um vilão, pois diziam que ele aumentava o…


Durante muito tempo, o ovo foi considerado um vilão, pois diziam que ele aumentava o colesterol e os riscos de problemas cardiovasculares. Entretanto, especialistas afirmam que alguns estudos já comprovaram que ele não aumenta o colesterol a ponto de causar doenças cardiovasculares. O ovo é muito benéfico à nossa saúde, inclusive uma parte sua que é sempre descartada: a casca.

Benefícios e propriedades encontradas na casca do ovo

Foto: Reprodução

As propriedades e os benefícios do ovo

O ovo é considerado um alimento protéico completo, e o corpo aproveita todos os seus nutrientes, conseguindo formar e dar manutenção às células, aos músculos e, inclusive, aos nossos anticorpos.


É rico em vários nutrientes, como cálcio, ferro, as vitaminas do complexo B, A (importante para visão) e D e antioxidantes como a luteína e a xantina, que protegem a visão. O ovo também é rico em uma substância denominada colina, que é excelente para o sistema nervoso central, para a transmissão dos impulsos nervosos e para toda parte da membrana da célula.

A casca do ovo

A casca do ovo é uma rica fonte de cálcio, mineral essencial para a saúde, já que tem função estrutural no nosso corpo. Este mineral auxilia na formação dos ossos e dos dentes e, junto a outros elementos reguladores, garante a manutenção do equilíbrio no organismo. Embora seja essencial para a nossa saúde, é necessário ingerir o cálcio com cuidado, pois, em excesso, sobrecarrega o sistema digestivo e o excretor.

Após ser estudada e testada, a casca de ovo virou uma farinha que pode ser utilizada em vários pratos, como sanduíches, vitaminas, sucos etc. A casca também pode ser seca, triturada e acrescentada a preparos como feijão e salada. De acordo com especialistas, uma colher de café da casca do ovo ao dia já traz uma dose considerável de cálcio para a saúde. Além de ser indicado para a nossa alimentação, o pó da casca de ovo também pode usado na horta, vaso de plantas ou na alimentação dos animais.


Reportar erro