Benefícios e propriedades do Pau D’Arco

A planta medicinal, também conhecida como ipê amarelo, possui muitos benefícios para a saúde. De…


A planta medicinal, também conhecida como ipê amarelo, possui muitos benefícios para a saúde. De nome científico Tabebuia serratifolia, a planta vem sendo usada no tratamento de muitas doenças, como a fraqueza e a anemia.

O Pau D’Arco pode ser encontrado para venda em lojas de produtos naturais tanto físicas quanto online, dependendo da disponibilidade da sua cidade. Lembre-se que os tratamentos naturais nunca devem substituir o tratamento indicado por um médico.

Benefícios e propriedades do Pau D’Arco

Foto: Reprodução

Propriedades e benefícios

Entre os benefícios dessa planta, estão o tratamento da leucemia, de diversos tipos de câncer, infecção por HIV, amigdalite, infecção urinária, mioma, quisto nos ovários, bronquite, candidíase, infecção na próstata, além de agir como um cicatrizante para feridas internas e externas.

O seu uso no tratamento da leucemia e outros cancros foi comprovado por meio de estudos e tratamentos realizados por médicos e naturopatas da década de 1960. Neste período, começaram a estudar a planta devido à utilização em ampla escala por parte dos índios da Amazônia Brasileira e Peruana.

Seus princípios ativos são derivados naftoquinónicos, lapachol – com propriedades antitumorais, pró-apoptóticas (que estimulam a morte das células cancerígenas), entre outras.

Possui propriedade antitumoral, anti-inflamatória, imune estimulante, diurética, antiviral, antioxidante e antibiótica. Seu consumo aumenta ainda a produção dos glóbulos vermelhos, assim como da respectiva hemoglobina por um estímulo na medula óssea.


Muito usada como complemento no tratamento quimioterápico contra o câncer, a planta ajuda a reduzir os efeitos colaterais desta forma de tratamento e ajuda a estimular o sistema imunológico no combate da doença.

Como consumir?

A forma de consumo da planta é como chá feito com as cascas.

Para preparar você vai precisar de:

  • ½ colher de sopa de Pau D’Arco
  • 1 xícara de água fervente

Em um recipiente, coloque a água e leve ao fogo. Quando alcançar fervura, desligue. Na xícara, coloque a erva e cubra com a água fervente. Tampe e deixe em repouso por cerca de dez minutos. Passado este tempo, coe e consuma em uma dose de uma xícara duas vezes ao dia.

Contraindicações e efeitos colaterais

O consumo é contraindicado para mulheres gestantes ou em fase de amamentação, e crianças menores de 12 anos. Entre os efeitos colaterais do consumo deste chá, estão a urticária, tonturas, náuseas, vômitos e diarreia.

Indicamos que, sempre antes de consumir medicamentos, mesmo que naturais, você consulte um médico, pois cada paciente possui um organismo diferente que deve ser analisado por um profissional.


Reportar erro