Benefícios e propriedades do chá de acapu

Devido às suas propriedades anti-inflamatória e cicatrizante, a casca do acapu é utilizada para fins terapêuticos


“Toma um chazinho para melhorar.” Quem nunca ouviu este “conselho de avó”? Muitas plantas possuem propriedades medicinais e, desde tempos imemoriais, são utilizadas para tratar uma série de problemas de saúde. O acapu, de nome científico Vouacapoua americana, é uma destas plantas.

Características do acapu

Nativa da floresta tropical amazônica, esta espécie de árvore de grande porte é fornecedora de madeira e também apresenta propriedades medicinais que auxiliam no tratamento de algumas condições de saúde.

A acapu apresenta-se bastante ramificada, com uma folhagem de tom escuro e belas inflorescências no período de janeiro a março. No período da floração, as suas pequeninas flores amarelas deixam a árvore ainda mais bonita.

beneficios-e-propriedades-do-cha-de-acapu

Foto: reprodução/preservblog

Esta árvore ocupa terras não inundadas em florestas tropicais, sendo encontrada no Brasil, Guiana Francesa e Suriname. A sua madeira é bastante disputada pelas indústrias da construção civil e de móveis ornamentais, devido às sua consistência e durabilidade.

A madeira do acapu é empregada na construção de vigas, caibros, ripas, móveis de luxo, tacos para brilhar, peças de adorno e outros. Mas sua casca é utilizada para fins terapêuticos.

Benefícios e propriedades do chá de acapu

O cozimento da casca do acapu é utilizado para combater úlceras crônicas. Dentre as propriedades medicinais da planta estão a sua ação anti-inflamatória, antisséptica, cicatrizante e fortificante neuromuscular.


Devido às suas propriedades, o chá de acapu é indicado para tratar diarreia, infecções no útero e ovário e úlcera crônica.

Como preparar o chá de acapu?

A infusão de acapu deve ser feito de maneira similar a outras preparações que utilizem a casca da planta. Para aproveitar os benefícios proporcionados pelo chá de acapu, você vai precisar de:

Ingredientes

  • Uma colher de sopa das cascas da planta;
  • Meio litro de água.

Modo de Preparo

Em um recipiente, junte as cascas e a água. Leve ao fogo e, quando começar a ferver, deixe cozinhar por cerca de dez minutos.

Passado esse período, desligue o fogo, tampe o recipiente e deixe a mistura repousar por aproximadamente dez minutos. Depois é só coar e a bebida estará pronta para consumo.

Contraindicações e cuidados

Não foram encontradas referências da toxicidade e contraindicações da planta nas literaturas consultadas, no entanto, lembre-se que o consumo sem a indicação de um especialista pode ser muito perigoso à sua saúde.

Sempre consulte um médico antes de fazer uso de qualquer tipo de medicamento, seja ele natural ou não.


Reportar erro