Benefícios e propriedades da nectarina

A nectarina é uma fruta semelhante ao pêssego, mas com a casca lisa, sem pelos.…


A nectarina é uma fruta semelhante ao pêssego, mas com a casca lisa, sem pelos. Cultivadas nas mesmas regiões onde crescem os pêssegos, as nectarinas costumam ser menores, mais doces, muito saborosas, de formato oval ou redondo e com polpa suculenta, de cor amarela, branca ou avermelhada. O nome da fruta vem do termo “néctar”, devido ao seu delicioso sabor.

A árvore de nectarina possui pequeno porte, folhas longas e estreitas e preferem crescer em lugares de climas quentes e secos que tenham solo arenoso e bem drenado. No Brasil essa fruta é produzida nas regiões Sudeste e Sul, principalmente nos estados do Rio Grande do Sul e de São Paulo.

Propriedades da nectarina

A nectarina é uma fruta que possui elevado teor de antioxidantes e vitaminas, como a vitamina A, B3, vitamina C e potássio, além de ser fonte de fibras alimentares.

Os antioxidantes são compostos que protegem as células do corpo contra os efeitos prejudiciais da ação dos radicais livres. A vitamina A é fundamental na conservação da saúde da pele, na proteção da vista e auxilia no crescimento; a vitamina B3 atua no processo de formação do DNA; já a vitamina C age na saúde dos ossos, cartilagens, dentes, gengivas e na proteção do organismo contra infecções.


Benefícios e propriedades da nectarina

Foto: Reprodução

Os benefícios da nectarina

  • A nectarina contém um elevado teor de água e, por isso, é refrescante e ajuda os rins a filtrar e eliminar líquidos;
  • Devido ao seu baixo teor de calorias, é uma fruta ideal para as pessoas que desejam perder ou manter seu peso;
  • A quantidade de fibras presentes na nectarina ajuda a regular o trânsito intestinal, sendo benéfica para as pessoas que sofrem de prisão de ventre;
  • A nectarina contém fósforo, mineral que atua no bom funcionamento de células e tecidos, auxiliando na formação de dentes, ossos fortes e no metabolismo de carboidratos e gorduras;
  • Os bioflavonoides presentes na nectarina contribuem para o cuidado da pele, deixando-a saudável.

Como consumir a nectarina?

Assim como os pêssegos, as nectarinas são colhidas maduras, porém ainda firmes, necessitando de alguns dias para amadurecerem um pouco mais, tornando-se ideais para o consumo.

A fruta pode ser consumida fresca, cozida para o preparo de compotas e conservas e como um ingrediente de sobremesas, tortas, bolos, crepes e sorvetes.


Reportar erro