Benefícios e propriedades da mangaba

A árvore que dá o fruto da mangaba é rústica e pode chegar até 10…


A árvore que dá o fruto da mangaba é rústica e pode chegar até 10 metros de altura. Ele pode ser encontrado no cerrado e também no litoral do Nordeste brasileiro.  Há risco de a mangabeira desaparecer devido alto índice de desmatamento, que ocorre vão dando lugar para as plantações de cana de açúcar e vários outros motivos, como por exemplo, os empreendimentos imobiliários, que tomam cada dia mais a região.

Benefícios e propriedades da mangaba

Foto: Reprodução

Características do fruto

A mangaba é conhecida por formar grandes áreas de sombras e também pela resistência ao clima e solo. A árvore pode se manter muito bem em solo que não tenha muitos nutrientes. A casca dela é bastante rugosa e bem áspera. O fruto é bem parecido com a pera, principalmente pelo formato e tem também a polpa branca e bem cremosa, além de sementes.

Essa fruta também é bastante conhecida como “mangabinha do norte”. Por fora, ela é amarela e corada com vermelho. Todas as partes são muito bem aproveitadas e podem ser utilizadas. Geralmente a casca e as folhas são usadas para fazer chá.


Benefícios

A planta pode ser usada para fins medicinais. Mas também é usada pela indústria para fazer sucos, polpas, geleias e sorvetes. O fruto possui inúmeros nutrientes como o ferro, vitaminas A, B1, B2 e C. O chá de folhas pode ser usado no tratamento de pacientes hipertensos devido à ação que regula e mantém a pressão arterial em bons níveis. Ainda tem mais, ela pode também ser utilizada na cura de gripe, problemas renais e cólicas menstruais.

O fruto pode ser usado no tratamento de diabéticos e colesterol alto. As cascas podem resolver complicações do fígado e do baço. E se você tem o intestino preso, o fruto pode ser um ótimo laxante.

Contraindicações

A mangaba não possui contraindicações. Única atenção que se deve ter, é que o fruto, de maneira alguma, pode ser consumido ainda verde. Quando não está madura, a mangaba tem suco leitoso que pode até embriagar e causar a morte. Conhecido como manguaicy o leite é considerado um verdadeiro veneno.


Reportar erro