Benefícios e propriedades da flor de laranjeira

A flor de laranjeira, também conhecida como flor de laranja-amarga, é uma planta medicinal que…


A flor de laranjeira, também conhecida como flor de laranja-amarga, é uma planta medicinal que cresce na laranjeira, no limoeiro e na cidreira, sendo caracterizada pela cor branca e pelo suave aroma. Muito apreciada na culinária e na medicina devido às suas propriedades terapêuticas, a flor de laranjeira cresce, principalmente, nos países do Sul e é bastante conhecida pelo seu efeito calmante, auxiliando em casos de distúrbios do sono ou tensões nervosas.

Benefícios e propriedades da flor de laranjeira

Foto: Reprodução

As propriedades e os benefícios da flor de laranjeira

  • Devido às suas propriedades analgésicas, a flor de laranjeira ajuda no combate à insônia e às dores menstruais;
  • As propriedades hipnóticas e ansiolíticas da planta ajudam no tratamento de problemas como ansiedade, nervosismo e indigestões leves;
  • A flor de laranjeira contém pectina que ajuda a combater a diarreia;
  • Na infusão, a planta misturada a outros ingredientes, como mel, limão ou canela, ajuda a tratar a dor de garganta e a combater a tosse, além de atuar no bom funcionamento dos rins;
  • Reduz dores estomacais e acalma náuseas e vômitos;
  • A flor de laranjeira também tem poder afrodisíaco, sendo excelente para a vida amorosa;
  • A pectina, presente em elevada quantidade nesta planta, é um componente que também permite equilibrar os níveis de colesterol, desde que seja combinado a uma dieta alimentar adequada para esta finalidade.

Como utilizar a flor de laranjeira?

Para aproveitar os benefícios proporcionados por esta planta, nós podemos preparar água-de-flor-laranjeira, uma infusão ou óleo essencial. Para preparar qualquer um deles, as flores devem ser colhidas assim que elas abrirem ou um pouco antes disso, para secá-las posteriormente.

O chá de flor de laranjeira

O chá de flor de laranjeira apresenta os benefícios citados anteriormente: é um calmante natural, ajuda a combater as insônias e enxaquecas, trata ansiedade, é antidepressivo, antisséptico e tranquilizante. A melhor maneira de aproveitar os benefícios calmantes e analgésicos da flor de laranjeira é através da água-de-flor-de-laranjeira ou da infusão da mesma. Caso você sofra de insônia, pingue umas gotinhas de chá de flor de laranjeira no seu travesseiro para dormir melhor.

Para preparar uma xícara de chá de flor de laranjeira, basta seguir a seguinte receita:


Ingredientes:

– 1 a 2 colheres de café das flores secas de laranjeira;
– 200 ml de água.

Modo de preparo:

Coloque a água para ferver e adicione-a às flores de laranjeira, deixando em infusão por aproximadamente 10 minutos. Para tratar os distúrbios do sono, recomenda-se a ingestão de 1 a 2 xícaras desta infusão, 30 minutos antes de dormir.

Contraindicações e precauções

A flor de laranjeira, assim como todo óleo essencial, é contraindicado para mulheres grávidas, crianças menores de seis anos e pessoas que sofram de gastrite ou doenças neurológicas como Parkinson.


Reportar erro