Benefícios e modos de consumir a saw palmetto

A saw palmetto, de nome científico Serenoa repens, é uma palmeira de pequeno porte de…


A saw palmetto, de nome científico Serenoa repens, é uma palmeira de pequeno porte de hastes espinhosas e serreadas, que alcança no máximo 4 metros de altura. Também conhecida como sabal, esta pequena palmeira é originária dos Estados Unidos, mais precisamente da região que vai do Texas até a Carolina do Sul. A saw palmetto possui várias propriedades medicinais advindas de seus pequenos frutos de cor preto-azulados, semelhantes a amoras. Conheça melhor as propriedades e os benefícios à saúde proporcionados por esta pequena palmeira.

Benefícios e modos de consumir a saw palmetto

Foto: Reprodução

Constituintes químicos da saw palmetto

A saw palmetto é quimicamente composta por vários tipos de ácidos e outras enzimas, dentre as quais estão: ácidos graxos, carotenos, resina, esteroides, ácido oleico, taninos, flavonoides e polissacarídeos.

Propriedades da saw palmetto

  • Anti-inflamatória;
  • Antiestrogênica;
  • Diurética;
  • Antisseborreica;
  • Antiedematosa;
  • Inibidora do crescimento das células da próstata no caso de tumores benignos.

Benefícios e indicações de uso

A saw palmetto vem sendo tradicionalmente utilizada no tratamento de casos de tumor benigno da próstata, desordem dos sistemas urinário e genital (ruptura, inflamação, entupimento de vias), impotência sexual, ejaculação precoce e hiperplasia da próstata.


Esta planta alivia a micção noturna frequente, aumenta o jato urinário, trata as infecções do trato urinário e alivia a inflamação da próstata. A saw palmetto é também empregada no tratamento para queda de cabelo e afecções cutâneas (eczemas).

Como usar a saw palmetto?

A saw palmetto pode ser utilizada na forma de loção, cápsulas ou pó:

  • Cápsulas: A indicação é de uma ou duas cápsulas no café da manhã e no jantar;
  • Pó: Coloque uma colher (chá) do pó de saw palmetto em um copo de água, espere dissolver e tome duas vezes ao dia;
  • Loção: Após lavar e secar os cabelos, aplique a loção sobre as áreas afetadas pela calvície. Faça uma massagem rápida, durante dois ou três minutos, pressionando suavemente e fazendo movimentos circulares sobre o couro cabeludo.

Efeitos colaterais e contraindicações

Os efeitos colaterais decorrentes do uso da saw palmetto são raros, porém algumas pessoas apresentaram alterações no paladar (como, por exemplo, gosto amargo), diarreia ou prisão de ventre, dores de estômago, náuseas, vômitos. O uso desta pequena palmeira é contraindicado para mulheres grávidas, lactantes e pessoas com hipersensibilidade à planta. Lembre-se sempre da importância de consultar um médico antes de ingerir qualquer medicamento, ainda que natural! A automedicação pode ser perigosa e somente um médico habilitado poderá ter a certeza de que determinado remédio serve para o seu caso específico.


Reportar erro