Benefícios do óleo de prímula para emagrecer

O óleo das sementes de prímula é rico em ácido gama-linoleico, que favorece a queima de gordura. Conheça os benefícios deste produto para emagrecer


Existe uma grande variedade de óleos naturais conhecidos pelas suas diversas propriedades benéficas, que incluem a ação sobre a pele, os cabelos, os sintomas da tensão-menstrual e auxílio no processo de emagrecimento.

Um destes produtos naturais que vem sendo apontado como um aliado na perda de peso é o óleo de prímula, um suplemento nutricional cuja função é ativar o tecido adiposo marrom, responsável pela geração de calor e queima de calorias.

Óleo de prímula ajuda a emagrecer mesmo?

A prímula é uma flor de coloração amarela que contém vitamina C e é rica em fenilalanina, composto utilizado para prevenir e tratar dores crônicas. O ácido linoleico da planta proporciona benefícios para a pele, cabelos e para as células em geral. Além disso, esta flor também contém ácidos graxos que podem favorecer o sistema nervoso e reduzir os sintomas de TPM.

O óleo das sementes de prímula é rico em ácido gama-linoleico, que pertence à família do ácido graxo ômega-6 e que favorece a queima de gordura. Uma pesquisa foi realizada em 1979 sobre o ácido gama-linoleico (GLA) com 38 pessoas divididas em dois grupos: um deles tomou quatro cápsulas de óleo de prímula durante o período de oito semanas. O resultado foi que o grupo perdeu, em média, 9 quilos.

Imagem de vridro de óleo próximo de flores de prímula

Foto: Depositphotos

Este óleo possui a função de ativar o tecido adiposo marrom, que representa 10% da gordura corporal e queima calorias. Assim sendo, os estudos apontam que o principal contribuinte do óleo de prímula para o tratamento da obesidade ocorre devido à presença do ácido gama linoleico. No entanto, alguns estudos afirmam que os efeitos do óleo de prímula somente podem ser notados após o terceiro mês de consumo do suplemento nutricional.


É preciso ressaltar que ainda não há pesquisas conclusivas que afirmem se o óleo de prímula realmente emagrece ou também pode auxiliar no aumento do peso. No entanto, este produto, ao agir para reduzir a compulsão por carboidratos, pode contribuir indiretamente para o emagrecimento.

Outros benefícios do óleo de prímula

Saúde das articulações

Com efeito anti-inflamatório, o óleo de prímula pode reduzir as dores e inchaços nas regiões das articulações.

Controle de nível glicêmico

Este óleo pode auxiliar no controle do nível glicêmico, reduzindo os sintomas que atingem os indivíduos diabéticos.

Saúde da pele

O ácido linoleico melhora a proteção dos tecidos, reduz a acne, hidrata e proporciona um efeito adstringente à pele.

Contraindicações e efeitos colaterais

Quando utilizado moderadamente, o óleo de prímula não produz efeitos colaterais na maioria dos indivíduos. Se for consumido em excesso, este suplemento nutricional poderá causar dores de cabeça, dor de estômago e náuseas.


Reportar erro