Benefícios do café

Uma das bebidas mais consumidas pelo mundo inteiro, o café tornou-se bastante popular com o…


Benefícios do café

Imagem: Reprodução

Uma das bebidas mais consumidas pelo mundo inteiro, o café tornou-se bastante popular com o passar dos anos e está presente diariamente na dieta da maioria das pessoas. Tomar uma xícara de café pela manhã no desjejum ou depois do almoço já se tornou um hábito na vida de grande parte dos brasileiros, afinal, o Brasil é o maior exportador de café do mundo.

Entretanto, mesmo consumindo esta bebida diariamente, são poucos os que têm consciência de seus benefícios para a saúde. Segundo estudiosos, o café é um alimento funcional, pois quando ingerido moderadamente ele previne e trata doenças, e pode ser utilizado para diversos fins terapêuticos.

Mas, mesmo apresentando benefícios à saúde, o consumo do café deve ser sempre moderado, pois seu ingrediente ativo, a cafeína, pode vir a causar certo vício ou dependência. Ela também estimula o sistema nervoso, causando um breve estado de alerta. Por isso, os mitos de que o café espanta o sono são verdade. Mas se tomado em grandes quantidades – ou muito forte – ele pode vir a trazer insônia, aceleramento nos batimentos cardíacos, aumento de osteoporose, entre outros sintomas.


Benefícios do café para a saúde

  • Ajuda a melhorar a respiração se ela apresentar algum problema;
  • A cafeína aparece na composição de muitos analgésicos, pois ajuda a amenizar dores;
  • Alivia principalmente dores de cabeça e trata crises de enxaquecas;
  • Controla um pouco as alergias;
  • É muito utilizado para controle de perca de peso;
  • Aumenta o estado de alerta das pessoas;
  • Apresenta propriedades antioxidantes.

Fique ligado!

Todos estes benefícios do café só ocorrem em nosso corpo se ingerirmos em quantidades moderadas. A cafeína em excesso, além de anular estes benefícios, ainda trás outros prejuízos. O ideal para pessoas que não apresentam nenhuma patologia é ingerir no máximo três xícaras de café por dia. Gestantes e mulheres que estão amamentando devem evitar completamente o consumo da bebida.

Para as pessoas com gastrite, o correto é tomar apenas uma xícara de café por dia, e de preferência sempre após alguma refeição, pois uma quantidade acima de 250 mg de cafeína pode elevar a acidez do estômago e causar dores e desconforto.

O café coado tem menos quantidade de cafeína do que o café sírio (não coado). E o café expresso, que é feito através da pressão do vapor, tem ainda mais cafeína que o café sírio, e por isso nos proporciona um estado de alerta ainda maior. Por isso tome cuidado, não consuma café expresso todos os dias nem em grandes quantidades, e se você gosta de tomar a bebida várias vezes durante o dia, dê preferência ao café coado.

Receita caseira para tratar a celulite com café

  1. Misture aos poucos borra de café com um pouco de azeite de oliva, até que forme um creme granulado de consistência cremosa – não líquida;
  2. Coloque o creme no microondas por 20 segundos em potência alta. Se não ficar morno, deixe por mais algum tempo;
  3. Aplique o creme nas áreas do corpo onde a celulite é mais evidente, e enrole posteriormente com papel filme;
  4. Após 30 minutos retire o papel filme e tome um banho morno para eliminar o creme de café.

Reportar erro