Benefícios do alecrim para os cabelos

Alecrim Também conhecida como alecrim-rosmarino, a planta de nome científico Rosmarinus officialis possui aroma forte…


Alecrim

Também conhecida como alecrim-rosmarino, a planta de nome científico Rosmarinus officialis possui aroma forte e agradável, além de conter propriedades estimulantes. O alecrim é uma planta que tem uso datado desde a época da Idade Média e tem diversos benefícios. Cercada de misticismo, a planta era tida como sagrada entre os povos grego e romanos. Muito usado para o rejuvenescimento, age no centro vital e fortalece o organismo, além de cuidar da pele e de lesões e queimaduras.

Benefícios do alecrim para os cabelos

Foto: Reprodução

O alecrim é um arbusto muito ramificado, com folhas pequenas e finas, e chega a um metro de altura. Cresce durante o ano todo, geralmente em encostas rochosas e ensolaradas ou em solos secos e arenosos. Fresco pode ser encontrado em feiras e mercados. Escolha sempre os ramos com folhas mais viçosas e sem manchas nem murchas. Seco, pode ser encontrado nos empórios e também em mercados. Fique atento ao prazo de validade.

Propriedades do alecrim

Suas propriedades medicinais são adstringentes, analgésicas, antiasmáticas, antidepressivas, antidiabéticas, anti-inflamatórias, antisséptica, além de ser aromática, estimulante de fecundidade feminina, tônica, calmante, cicatrizante, hipertensora, antioxidante, sudorífica entre muitas outras.


Queda de cabelo

Queda de cabelos é um problema que assombra muitas pessoas, homens e mulheres. Independente de razão é um problema muito frequente e pode ser tratado de forma simples e com produtos naturais. O alecrim pode ser usado como tônico para cabelos prevenindo a queda e auxiliando no fortalecimento dos fios. Além disso, pode ser usado ainda no tratamento de caspa, podendo-se beber o chá ou aplica-lo nos cabelos.

Como fazer o tônico de alecrim?

Em um recipiente, ferva um copo de água filtrada com duas colheres de chá bem cheias de alecrim. Quando alcançar fervura desligue e abafe. Deixe esfriar. Coe e guarde em um recipiente.

Como usar?

Aplique nos cabelos após a lavagem em todo o couro cabeludo fazendo massagens circulares para a ativação do processo. Deixe secar naturalmente e retire no dia seguinte. Use preferencialmente fresco e sem mistura de outros ingredientes. Ótimo para quedas mais drásticas, o uso contínuo deste tônico ajuda no crescimento e no fortalecimento dos cabelos.

Restrições

Gestantes devem evitar o tônico, uma vez que pode ser abortivo.


Reportar erro