Benefícios das sementes de girassol

Sendo uma das maiores fontes de nutrientes para a saúde emocional e mental, a semente…


Sendo uma das maiores fontes de nutrientes para a saúde emocional e mental, a semente do girassol contém vitaminas do complexo B. Há mais de 5 mil anos tem sido usada pelos índios americanos, e foram levadas para outros países pela Espanha.

As sementes são as que dão origem à flor Girassol, e que quando seca e salgada, pode ser consumida como aperitivo.

Sementes de girassol

Foto: Reprodução

Composição

As gorduras poli-insaturadas presentes na semente desempenham função auxiliar na redução do mau colesterol e atuam como antioxidantes essenciais para formação e recuperação muscular. O consumo das sementes, além de castanhas e amêndoas que são alimentos ricos em ácidos graxos, é eficaz para evitar a incidência de tromboses arteriais, para combater a hipertensão e para a prevenção de doenças cardiovasculares.


A semente é uma excelente fonte de fibras e proteínas, com potássio, magnésio, cobre, fósforo, selênio e vitamina E, além de possuir um óleo benéfico para nosso organismo. Possui alto teor de vitamina B, E e A, além das gorduras poli-insaturadas – ômegas 3 e 6.

Benefícios

As vitaminas do complexo B presentes na semente auxiliam no bom funcionamento cerebral, e a vitamina E colabora com a ação antioxidante, agilizando o combate ao envelhecimento precoce, além de minimizar os sintomas da menopausa. O magnésio pode auxiliar no processo de relaxamento muscular e a grande quantidade de fibras ajuda na manutenção do funcionamento intestinal. Rica em fitoesteróis, a semente auxilia na redução dos níveis sanguíneos de LDL e também diminui o risco de câncer. Além disso, a semente, por ser rica em fibras, dá sensação de saciedade, auxiliando no processo de emagrecimento.

Como consumir?

A semente de girassol pode ser encontrada em lojas de produtos naturais, e deve ser comprada própria para consumo humano e não em lojas de ração para animais uma vez que nestes ambientes há maior risco de contaminação. O óleo desta semente pode ser usado em lanches, sobre a salada e como tempero em receitas habituais. Utilizar a semente como forma de petisco, pode ser uma boa forma de substituir outros alimentos que não são tão saudáveis e ela pode ser usada ainda como um incremento a receitas de pães, bolos, cookies e farofas. O consumo recomendado é de uma colher de sopa ao dia. Quem está em processo de emagrecimento deve estar sempre atento à quantidade consumida, uma vez que seu consumo exagerado pode incrementar o consumo calórico.


Reportar erro