Benefícios da vitamina K para a saúde

A vitamina K ajuda na coagulação do sangue, contribui para a saúde dos ossos e melhora a visão. Conheça os benefícios proporcionados por esta vitamina


As vitaminas são muito importantes para a nossa saúde e devem ser incluídas em nossa dieta diária. Lipossolúvel, a vitamina K também é essencial para o organismo, pois ajuda na coagulação sanguínea, contribui para a saúde dos ossos, melhora a visão e proporciona outros benefícios à nossa saúde.

Benefícios da vitamina K

Boa para os ossos

A vitamina K é importante para a saúde dos ossos, pois ajuda na fixação do cálcio, fortalecendo os ossos e tornando-os resistentes à doenças como a osteoporose, que afeta muitas mulheres durante a fase da menopausa.

Os alimentos ricos em vitaminas K são recomendados para pessoas predispostas a sofrerem com doenças ósseas.

Ajuda na coagulação sanguínea

Esta vitamina é fundamental no processo de coagulação sanguínea, pois ajuda na transformação das proteínas em substâncias que contribuem para a coagulação correta do sangue. Por este motivo, a vitamina K também proporciona uma melhor cicatrização.

Boa para a visão

A vitamina K também é muito importante para a saúde dos olhos, pois ajuda a prevenir diversos males que afetam estes órgãos.

Benefícios da vitamina K para a saúde

Foto: Pixabay

Fortalecimento do cérebro

Os alimentos ricos em vitamina K atuam no bom funcionamento cerebral, influenciando a boa memória, motricidade e concentração.


Boa para bebês prematuros

As crianças que nascem antes do tempo correm maior risco de ter hemorragia espontânea e a suplementação com vitamina K pode atuar na prevenção do problema.

Complemento no tratamento do câncer

De acordo com algumas pesquisas realizadas, a vitamina K pode ser útil como complemento no tratamento do câncer. O consumo de alimentos ricos nesta vitamina é recomendado aos pacientes que iniciaram tratamentos para combater a doença.

Bom para pressão arterial alta

As pessoas que sofrem de pressão arterial elevada podem ter bons resultados ao consumir alimentos ricos em vitamina K, que alivia os sintomas do problema.

Dores estomacais

Os alimentos ricos em vitamina K também servem para aliviar as frequentes dores de estômago. Recomenda-se o consumo de saladas, sucos e sopas com vegetais que contenham este nutriente.

Alimentos ricos em vitamina K

Dentre os alimentos que contêm uma grande concentração de vitamina K estão os seguintes: abacate, aipo, brócolis, carnes magras, repolho, ameixa, aspargos, espinafre, fígado, figos, leite, couve-flor, alface, lentilhas, nabos, pêssego, alho-poró, tomates e uvas.

É necessário ingerir 50 gramas destes alimentos para ter a quantidade diária recomendada de vitamina K. A deficiência de vitamina K é rara, pois o nutriente está presente em diversas fontes vegetais, além de ser produzida pelo organismo.


Reportar erro