Benefícios da vitamina A para saúde

A vitamina A contribui para a boa visão, saúde da pele, crescimento dos cabelos e fortalece o sistema imunológico. Conheça os benefícios deste nutriente


Pertencente ao grupo de vitaminas lipossolúveis, a vitamina A, também chamada de retinol, pode ser encontrada nos alimentos de origem animal, na forma de retinoides, e naqueles de origem vegetal, na forma de carotenoides, que inclui o betacaroteno.

Este importante nutriente de ação antioxidante age de diversas maneiras no organismo e contribui para a boa visão, a saúde da pele, crescimento dos cabelos e proporciona outros benefícios à nossa saúde.

Os benefícios da vitamina A

Benefícios da vitamina A para saúde

Foto: Reprodução/ internet

Saúde dos olhos

A vitamina A é um nutriente importante para a visão, pois protege a córnea, parte do olho que transmite e concentra a luz que entra no órgão. A deficiência desta vitamina pode provocar dificuldades de enxergar em locais com a luz fraca, causar alterações oculares e até levar à cegueira total.

Ação antioxidante

Com ação antioxidante, a vitamina A impede a ação maléfica dos radicais livres, evitando o envelhecimento precoce e o surgimento de doenças.

Saúde da pele

A vitamina A mantém a integridade e função das células da pele e das mucosas, além de agir na reparação do epitélio da pele. Algumas pesquisas tentaram comprovar se este nutriente ajuda na prevenção ou no tratamento do câncer de pele, mas ainda não houve comprovação.


Crescimento dos cabelos

A vitamina A estimula o crescimento dos cabelos, e pode ser consumida em sua forma alimentícia, em ampolas ou quando o nutriente está presente na composição de shampoos e condicionadores.

A falta de vitamina A pode deixar os cabelos ressecados ou com caspa, fios que crescem lentamente e com baixa resistência.

Fortalecimento do sistema imunológico

Esta vitamina age no desenvolvimento e diferenciação de células brancas do sangue, como os linfócitos, que são essenciais no sistema imunológico. As suas propriedades antioxidantes também contribuem para evitar infecções e proteger o organismo.

Fontes de vitamina A

Dividida em duas categorias, a vitamina A pode ser encontrada tanto em alimentos de origem animal quanto vegetal. Confira a seguir quais são os alimentos que contam com uma grande concentração de vitamina A:

  • Fígado de boi: proporciona benefícios ao sistema imunológico;
  • Queijo: os que possuem maior quantidade deste nutriente são: o queijo minas, requeijão e queijo prato;
  • Ovo: a vitamina A é encontrada na gema;
  • Manga: é rica no nutriente quando a fruta está madura;
  • Cenoura: grande fonte de vitamina A, ajuda a reduzir o risco de câncer e retarda o envelhecimento;
  • Outros alimentos ricos neste nutriente são: o mamão, caju, batata doce, moranga, couve, mostarda, espinafre, chicória, alface, agrião, leite integral e seus derivados.

Quantidade ideal

A carência de vitamina A pode causar problemas na saúde, como a “cegueira noturna” e o enfraquecimento do sistema imunológico. No entanto, as vitaminas devem ser consumidas na medida certa, que é calculada pela idade e necessidade de cada indivíduo. Consumir o nutriente em excesso, por meio da suplementação, também pode causar problemas, tais como dores nos ossos e articulações, pele seca, tontura, náuseas, vômito, dor de cabeça e irritação cutânea.


Reportar erro