Benefícios da fruta marmelo

O marmelo é um arbusto que pertence à família das rosáceas. De origem asiática, ele…


O marmelo é um arbusto que pertence à família das rosáceas. De origem asiática, ele tem sido um símbolo histórico da fertilidade e do amor. Isso acontece, provavelmente, devido ao fato de que na Grécia, as maçãs douradas, como era chamado o marmelo, estavam consagradas à deusa do amor, Afrodite.

Características

Essa planta pode chegar a atingir 4 metros de altura, o seu tronco é tortuoso e possui uma casca áspera que se desprende em placas. As flores possuem cor rosa ou um tom amarelado e o fruto, o famoso marmelo, mede em torno de 10 a 12 centímetros, possui cor amarelada ou esverdeada e é coberto por um tipo de penugem que normalmente desaparece na fase adulta.

O marmelo pode ser consumido cru, assado ou cozido em compota, geleia ou pasta de marmelo.

Propriedades e benefícios

O marmelo possui diversos benefícios, pois ele é rico em vitamina A, C, do complexo B e E, ácido málico, pectinas, minerais, como o potássio, ferro e cobre.

Por possuir propriedades adstringentes, é recomendado o consumo do marmelo cru em casos de diarreia. É muito eficaz também para combater estados de exaustão física e mental, assim como a anemia, e abre o apetite para crianças e adultos que não se alimentam bem.


Benefícios da fruta marmelo

Foto: Pixabay

A pectina, que é encontrada no marmelo, contribui para a redução do colesterol ruim (LDL). Essa fruta é indicada para tratamentos contra dores de garganta, males da gengiva, aftas, inflamações no estômago, é antisséptico, antiespasmódico, calmante, cura queimaduras, diarreia, cólicas, fissuras e limpeza da pele, fortifica o aparelho digestivo, é muito indicado para curar tuberculose e pneumonias.

O marmelo possui taninos, que agem na mucosa, revestindo, desinflamando e secando. Devido ao ácido málico, ele estimula o fígado, corta os vômitos, ajuda a desinchar, elimina o ácido úrico, combatendo a gota. O potássio presente em sua composição é bom para pessoas que sofrem de hipertensão arterial, doenças nos vasos sanguíneos ou problemas do coração.

Por possuir alto teor de fibra se torna um laxante natural, é pobre em calorias, o que auxilia na perda de peso em dietas de emagrecimento. A vitamina C presente no marmelo é muito útil no tratamento de constipações, gripes e resfriados.

Contraindicações e efeitos colaterais

Até o momento não foram registrados nenhum tipo de efeito colateral ou contraindicação a respeito do consumo da fruta, porém o consumo em excesso pode causar danos.


Reportar erro