Bebês: saiba como aliviar dores e incômodos dos dentes nascendo

As gengivas costumam ficar doloridas e bem inchadas. Esses sintomas causam muito desconforto aos pequenos


Entre os quatro e oito meses, os bebês passam por um processo natural, porém irritativo, isto é, o nascimento dos dentes. Neste período, as gengivas da criança costumam ficar doloridas, vermelhas e bem inchadas. Todos estes sinais causam desconforto no paciente, deixando-o irritado e nervoso, pois também não consegue dormir e nem comer normalmente.

Por todo esse desconforto, tanto as crianças como também os pais acabam sofrendo com este período. As dificuldades podem ser maiores durante o nascimento dos dois ou quatro primeiros dentes, contudo existem crianças sensíveis que estendem as dores até o desenvolvimento dos outros dentes, período que pode chegar até os três anos de idade.

De acordo com o livro “1.001 Remédios Caseiros”, existem diversos medicamentos na ala infantil das farmácias que conseguem minimizar as dores. Porém, não é indicado fazer uso de qualquer remédio sem a prévia autorização de um pediatra. Além disso, as drogarias podem ser a última opção no tratamento desses desconfortos, tendo em vista que os pais podem atenuar o sofrimento dos bebês com técnicas caseiras, mas bem eficazes.

Bebês: saiba como aliviar dores e incômodos dos dentes nascendo

Foto: depositphotos

Dicas para diminuir as dores causadas pelo nascimento dos dentes

1. Compressas frias

O modo frio ou gelado é ideal para deixar as gengivas anestesiadas e isso, consequentemente, consegue aliviar as dores nesta região. Existem algumas formas de oferecer esse conforto à criança, como no caso de uma argola de dentição que pode ser guardada na geladeira por um tempo e depois ser entregue ao bebê para ser mordida.


Outra forma eficaz é molhando uma toalha com água fria e dando-a à criança para morder, neste caso é importante que o paciente já tenha mais de seis meses. Uma colher gelada também pode aliviar a dor, basta que o pai coloque a parte convexa do objeto na gengiva do bebê, como se estivesse anestesiando o local dolorido.

2. Óleo de cravo-da-Índia + óleo vegetal

Esta mistura serve como calmante para as gengivas irritadas com o nascimento dos dentes, por isso é uma ótima dica de remédio caseiro para aliviar este período na vida do bebê. Para isso, é indicado misturar quatro gotas de óleo essencial de cravo-da-Índia em uma colher (de sopa) de óleo vegetal.

Porém, antes de aplicar diretamente na gengiva do pequeno, o responsável deve experimentar na sua própria boca, reconhecendo se a substância está ou não muito concentrada. Caso esteja, a dica é misturar mais óleo vegetal. Só quando a mistura estiver leve, ela deverá ser aplicada na boca da criança.

3. Óleo de camomila

Em um cotonete úmido, os pais devem aplicar duas gotas de óleo de camomila. Em seguida, deve-se aplicar este objeto na gengiva duas vezes ao dia, para que a criança encontre um maior conforto. Esta dica funciona, pois assim como a mistura anterior, o óleo de camomila possui propriedades calmantes que são essenciais no tratamento de dores e inchaços.


Informar erro