Ban-Chá, uma versão mais saborosa do Chá Verde

Uma lenda conta que o imperador Shen Nung descansava embaixo de uma árvore no momento…


Ban-Chá

Conheça os benefícios do chá das folhas da Camellia Sinensis | Imagem: Reprodução

Uma lenda conta que o imperador Shen Nung descansava embaixo de uma árvore no momento em que algumas folhinhas caíram dentro de um pote, em que seus servos ferviam água para beber. Shen Nung teria sido atraído pelo cheiro, provando o líquido e se viciando pelo gosto. Essa lenda, provavelmente não verdadeira, conta a história de como teria nascido o chá verde, dando uma origem romântica ao aparecimento dessa bebida usufruída pelo mundo inteiro.

O Ban-chá (pronunciado Ban-tiá), se origina das folhas Camellia Sinensis que tenham permanecido no pé por, no mínimo, três anos, pois só assim elas conquistam valor terapêutico. Além de seus poderes de cura, este chá alcaliniza o sangue e possui alto teor de sais minerais, como o cálcio.


Quais as diferenças entre o Chá verde e o Ban-chá?

Apesar de serem provenientes da mesma planta, esses dois possuem suas diferenças. O chá verde é feito com folhas mais atuais e tenras, portanto, é mais amargo. O Ban-chá é produzido através de folhas que permanecem no pé, possuindo folhas mais grossas e fibrosas, incluindo até o talo. Este chá possui menos cafeína, o que dá a ele um sabor mais fraco. Os dois, porém, possuem as mesmas propriedades terapêuticas.

Como fazê-lo

Primeiro, colocar três colheres de sopa de erva para um litro de água. Quando a água tiver fervendo, desligar o fogo. Depois, tampar e deixar o líquido abafado por, no máximo, 15 minutos. Por fim, coar e beber. Tomar de quatro a seis vezes ao dia, de preferência após as refeições, pois o chá auxilia na digestão (Pode ser tomado em qualquer horário do dia).

Alguns benefícios do Ban-chá

  • O chá possui efeito tonificante, diurético, analgésico e ajuda na coagulação do sangue.
  • Pode ser usado como um antibiótico (contra bactérias).
  • Possui efeito antioxidante, protegendo contra problemas cardiovasculares e alguns tipos de câncer.
  • Ajuda no controle do colesterol alto e da hipertensão.
  • Previne cáries.
  • Possui substâncias que neutralizam as bactérias que provocam a formação da acne.
  • Ajuda na cura de distúrbios intestinais.
  • Ajuda na aceleração do metabolismo, queimando assim, gorduras corporais e ajudando a emagrecer.
  • Limpa e equilibra peles oleosas, por conter tanino (substância com propriedade anti-séptica e adstringente).

Onde comprar

Se não quiser produzir o Ban-chá em casa, é muito fácil encontrá-lo em lojas naturais, algumas farmácias e também na internet (Busque no Google por “comprar ban chá”. O preço das folhas do chá é bastante acessível, não passando dos vinte reais.


Reportar erro