Bacuri: fruta benéfica para tratar inflamações e colesterol

Fruta possui altos índices de cálcio, fósforo, ferro e vitamina C. Ainda é considerada anti-inflamatório, cicatrizante e rica em fibras


Bacuri é uma fruta nativa da floresta Amazônica. Tendo um tamanho um pouco maior que a laranja, tem sua polpa branca e a casca amarelo-limão. O bacurizeiro é uma árvore de grande porte, podendo chegar até 40 metros de altura e dois de diâmetro. Seu crescimento natural ocorre na foz do rio Amazonas, até o Piauí, passando também do Pará até o Maranhão.

Rica em nutrientes, a polpa do bacuri é usada na preparação de sucos, sorvetes, geleias, doces etc. Além disso, sua casca também é utilizada na culinária local, bem como o óleo extraído da planta, usado para diversos fins medicinais. Conheça melhor as propriedades e saiba quais os benefícios que essa fruta proporciona para a saúde.

Propriedades do bacuri

A polpa branca dessa fruta possui altos índices de cálcio, fósforo, ferro e vitamina C. Ainda é considerado anti-inflamatório e cicatrizante. Possui também um teor forte de fibras. Todas essas particularidades dão ao bacuri a capacidade de tratar e prevenir diversas doenças que afetam o organismo humano. Além de ajudar o corpo na diminuição ou manutenção do peso.

Bacuri: fruta benéfica para tratar inflamações e colesterol

Foto: Embrapa Amazônia Oriental


Quais os benefícios proporcionados pelo bacuri?

Diante de todas as propriedades do bacuri apresentadas anteriormente, os benefícios da fruta se tornam numerosos. Por conter fibras em sua composição, ela é capaz provocar a saciedade em quem a consome. Ajuda no melhor funcionamento do intestino, regularizando as funções desempenhadas por esse órgão. Além disso, as fibras auxiliam o controle da glicemia, ajuda na manutenção dos níveis de colesterol no sangue e ainda ajuda na perda de peso.

A atuação das fibras junto a ação anti-inflamatória do bacuri, fazem dessa fruta uma grande aliada para os pacientes que possuem determinadas patologias como, hipertensão, obesidade e diabetes. Desta forma, quem possuir uma dessas doenças pode consumir sem medo a fruta do bacurizeiro, tendo em vista que os nutrientes e propriedades dessa planta irão controlar suas taxas.

As doses de cálcio, ferro e fósforo contidas nesta fruta são essenciais para o impulso de transmissões nervosas e para um desenvolvimento saudável dos ossos e dentes. Sendo assim, ela é um remédio natural contra reumatismo e artrite. Já com relação a vitamina C presente no bacuri, pode-se dizer que tem uma ação benéfica nos consumidores no que se refere ao fortalecimento imunológico do corpo.

Bacuri ainda trata problemas de pele, elimina manchas dessa região e serve tanto como cicatrizante, quanto renovador da epiderme. Essa fruta é também utilizada para tratar eczema, herpes, dor de ouvido e é um remédio natural e eficaz para picadas de aranhas.


Reportar erro