Azeite de oliva contribui com o emagrecimento?

Um alimento que corta o apetite Estudos publicados mostram que o azeite de oliva é…


Um alimento que corta o apetite

Emagreça com ajuda do feno grego

Este alimento lhe dá sensação de saciedade, o que lhe ajuda a emagrecer | Imagem: Reprodução

Estudos publicados mostram que o azeite de oliva é um poderoso aliado de quem deseja emagrecer, já que causa sensação de saciedade e impede que se coma demais!

O azeite de oliva é considerado um dos mais benéficos à saúde, já que contém ácidos graxos essenciais ao nosso organismo, assim como outros óleos insaturados, ou seja, saudáveis, contém grande quantidade de ácido oléico, que é o responsável pela sensação de saciedade transmitida ao cérebro.

Essa descoberta, do papel representado pelo ácido oleico na digestão, permite que sejam criados mecanismos, tanto nutricionais quanto farmacológicos, utilizando esse dispositivo de controle do apetite  para tratar os casos em que a pessoa tem compulsão pela comida, por exemplo!


Para quem deseja emagrecer, o ideal é que se substituam as gorduras saturadas, que são aquelas que ficam sólidas à temperatura ambiente, como a manteiga e a banha e são muito usadas, tanto na culinária, quanto na indústria, para fabricação de alimentos. Neste tipo de gorduras, o ácido oléico não está presente, assim, o bom efeito causado por ele quanto à sensação de saciedade, não existe nesses casos, o que favorece a ingestão exagerada de alimento. Substituindo o máximo possível as gorduras e azeite usados na comida pelo azeite de oliva, além de garantir a perda de alguns quilos, ainda se tem os benefícios desse alimento saudável e funcional.

Você sabe para que serve o azeite de oliva?

Azeite de oliva

Azeite de oliva | Imagem: Reprodução

  • É poderoso antioxidante, já que possui altas doses de vitamina E, prevenindo muitas doenças e evitando o envelhecimento precoce das células;
  • contribui para a ingestão e processamento de vitamina A, que beneficia, pele, cabelos e olhos;
  • rico em ácidos graxos essenciais ao nosso organismo, como ômega 3 e 6, tem efeito antioxidante e antiinflamatório, protegendo as artérias e reforçando o sistema imunológico;
  • como é rico em ácidos graxos ALA e DHA, pertencentes ao grupo do ômega 3, que são essenciais ao cérebro, colabora, inclusive, com o poder de aprendizagem das crianças.

Como se pode ver, o azeite de oliva é uma fonte de benefícios à nossa saúde e deve ser sempre consumido, mesmo que não seja o caso de emagrecimento, já que suas propriedades podem nos proteger a saúde e até a aparência, visto que previne envelhecimento precoce, por exemplo!


Reportar erro