Assa Peixe – Propriedades

Por Redação

Assa-peixe

Assa-peixe | Imagem: Reprodução

O assa-peixe é um arbusto que nasce comumente em beiras de estradas e em pastagens, pode chegar a 3m de altura e dizem que o mel produzido por abelhas criadas perto dessas árvores tem um sabor delicioso e suave como o mel de laranjeira. Pode ser encontrado em todo o Brasil e é também conhecido por outros nomes, como: cambará-guaçu; cambará-branco e chamarrita.

Essa planta tem diversas propriedades que são muito úteis para nossa saúde, sendo utilizadas suas folhas e raízes na preparação de um chá que é usado para várias indicações,  como por exemplo: expectorante, ajudando a eliminar o catarro acumulado das vias respiratórias; em casos de bronquite; asma; pneumonia, dores musculares, reumatismos usado em casos de febres altas; a raiz usada em chá tem poder hemostático, ou seja, contém hemorragias; trata afecções de útero, rins, combate hemorroidas, litíase (cálculos) nos rins, já que é um chá diurético. Também é ótimo para tratamento de afecções de pele, contusões e até diabetes.

Veja algumas maneiras de preparo do assa-peixe

INFUSÃO

– Como diurético e para os cálculos renais. Ferva 6 folhas picadas em um litro de água por dez minutos e beba durante o dia, até 4 xícaras.

– Como expectorante e para tratar bronquite. Despejar sobre duas folhas de assa-peixe, uma xícara de água fervente, após amornar, adoçar com mel e tomar de uma a três xícaras ao dia, por até 3 dias.

DECOCÇÃO

– Para aplicar em afecções da pele. Ferver 3 folhas picadas em uma xícara de água, por cinco minutos. Esfriar, coar e aplicar sobre as lesões de pele.

XAROPE

Gripes, pneumonias, doenças das vias respiratórias. Ferver por cinco minutos, 2 folhas picadas em uma xícara de chá de água, coar e adoçar com 2 xícaras de café de mel. Adultos devem tomar uma  colher de sopa desse xarope 2 a 3 vezes ao dia.