As receitas dos bálsamos certos para tratar lábios rachados

Além do uso de ingredientes naturais para tratar os lábios ressecados, você também pode adotar providências que vão evitar o aparecimento dos sintomas


Seja pela exposição excessiva ao sol ou ao frio, falta de hidratação adequada ou por alguma reação alérgica, os lábios podem parecer ressecados. Normalmente, alguns cuidados pontuais podem acabar de vez com essas características, deixando os lábios hidratados e vistosos.

Porém, se o problema perdurar por duas ou três semanas, está na hora de recorrer à ajuda médica. Em certos casos, inclusive, os lábios que assumem cor avermelhada, seco ou escamoso podem sugerir um estado pré-canceroso. Outro caso bastante recorrente é a infecção por fungos ou sensibilidade alérgica.

Antes de começar a levar em consideração essas possíveis hipóteses, se preocupando sem saber qual a real causa do ressecamento dos seus lábios, preste atenção às dicas que serão apresentadas a seguir, para resolver o problema a partir do uso de bálsamos de fácil acesso.

As receitas dos bálsamos certos para tratar lábios rachados

Foto: depositphotos

As dicas foram extraídas do livro “1.001 Remédios Caseiros – Tratamentos confiáveis para promover a sua Saúde no Dia a dia”, publicado pela editora Seleções.

Tratamento para os lábios rachados

Recorrer aos produtos naturais é uma boa forma de hidratar os lábios. Entre os mais usados estão a cera de abelha, o óleo de coco, óleo de amêndoas doces, vitamina E, óleo de hortelã-pimenta e extrato de confrei.


Manteiga de cacau

Um dos elementos naturais mais usados na hora de pensar em hidratar os lábios é a manteiga de cacau. Além de ser facilmente encontrada, ela pode ser usada por homens e mulheres.

Azeite de oliva

O azeite, além do próprio óleo de cozinha, pode ser usado nos casos de lábios ressecados. Eles são vistos como medidas emergenciais, já que podem ser encontrados com facilidade em, praticamente, todas as casas.

Vaselina

Esse é um produto testado e com eficácia comprovada para acabar com o ressecamento dos lábios. Ele pode ser usado durante todo o dia, em várias aplicações.

Como prevenir a rachadura dos lábios

Algumas providências podem ser tomadas no sentido de prevenir que os lábios fique ressecados. A primeira delas é através do aumento do consumo de água. Além do mais, quando for se submeter a exposição solar, não dispense o uso de protetor labial. Eles precisam de tanta proteção quanto a pele.

No que diz respeito a dieta alimentar, você pode incluir alguns alimentos ricos em vitamina B, como grãos integrais, nozes e verduras. A carência desse tipo de vitamina no organismo é uma das principais causas do ressecamento labial.

As mulheres também podem usar e abusar dos batons. Eles são vistos como uma das formas de manter os lábios sempre hidratados. Ah! Também vale a pena restringir um pouco a umidificação dos lábios através da língua, já que a saliva contém enzimas digestivas que ressecam o tecido.


Informar erro