As razões que fazem do ato de respirar bem um benefício para o corpo

Respirar bem oxigena o cérebro, aumenta circulação sanguínea além de atenuar nosso impulsos. Entenda melhor


Já parou para pensar como você respira? Apesar de ser um ato involuntário do nosso organismo, a respiração correta pode trazer inúmeros benefícios para o seu corpo. Acredita?

Respirar adequadamente oxigena melhor o cérebro. Quanto mais qualidade na respiração, mais irrigado fica o órgão, que é o principal responsável pela nossa sobrevivência.

Vantagens para o corpo

Consequentemente, há um aumento da circulação sanguínea, que envia mais oxigênio para os outros órgãos e faz com que os mesmos aumentem as suas capacidades específicas. Ou seja, eles trabalham melhor.

saiba-as-razoes-que-fazem-do-ato-de-respirar-bem-um-beneficio-para-o-corpo

Foto: depositphotos

Isso traz uma série de vantagens. Aperfeiçoa a digestão e, por conseguinte, ajuda a controlar o peso. Outro benefício da respiração correta é o rejuvenescimento do indivíduo, pois a abundancia de oxigênio atua sobre os radicais livres, que podem diminuir o processo de envelhecimento.

Além das vantagens físicas e motoras, a boa respiração tem efeitos positivos nas nossas mentes. Uma delas é reduzir o estresse por meio de técnicas de relaxamento.

Vantagens para a mente

Outra ação que é possível atenuar são os impulsos. A respiração realizada corretamente tende a nos deixar mais calmos e propensos a tomarmos as melhores decisões. Nem preciso explicar o quão isso é importante, não é? Decisões tomadas corretamente influenciam em tudo: no trabalho, na família e seu círculo social.


Especialista esclarece

O Instrutor da Fundação Internacional Arte de Viver, Tiago Monteleone, afirma em entrevista ao programa Ligado em Saúde, que a maioria das pessoas só usa de 30 a 40% da capacidade respiratória.

Mas, nem sempre foi assim. Segundo o especialista, quando nascemos utilizamos todo o nosso corpo no ato da respiração. Você já observou como um recém-nascido respira com todo o seu corpinho? É visível a mobilização dos membros inferiores e superiores no ato da respiração dos bebês.

Todavia, com o passar dos anos, vamos desaprendendo a respirar. Esse retrocesso nos prejudica, pois é por meio da respiração que eliminamos cerca de 70% das toxinas absorvidas pelo corpo.

Esse acúmulo de substancias prejudiciais no nosso organismo influencia também no estado da nossa mente. De acordo com Monteleone, a respiração é a energia vital para o nosso corpo. Por meio dela é possível, até, reverter emoções. Mas, para isso é preciso expandir a capacidade pulmonar, por meio de exercícios físicos ou técnicas orientais milenares.

Você acha que tem respirado corretamente? Quer descobrir? Assista a esse vídeo com o  Instrutor da Fundação Internacional Arte de Viver e aprender técnicas especiais para viver e respirar melhor.


Reportar erro