As frutas podem te ajudar a eliminar o ácido úrico do corpo

Muitos alimentos podem ajudar a diminuir o ácido úrico do corpo. Conheça as frutas que não devem faltar na dieta de quem sofre com esse problema


Algumas pessoas sofrem com o excesso de ácido úrico no organismo. Quando os níveis estão desequilibrados, o corpo pode sofrer um infarto, AVC, cálculo renal ou gota, que é o ácido acumulado nas articulações, o que acaba causando a calcificação das mesmas.

Quem sofre com ácido úrico alto precisa tomar cuidado com relação a alguns alimentos, como embutidos no geral (salsicha e presunto, etc), bebidas alcoólicas, ervilha, frutos do mar, cogumelos, alguns peixes gordurosos, aspargos e couve-flor.

Em contrapartida, as pessoas que têm esse problema podem usufruir de vários alimentos que ajudam a combater o excesso de ácido úrico. Muitos deles são frutas, ricas em diversas vitaminas e fibras. Confira uma lista para se manter saudável:

Laranjas e limões

as-frutas-podem-te-ajudar-a-eliminar-o-acido-urico-do-corpo-laranja

Foto: Pixabay

A dica é começar o dia com um suco de limão. E, mais tarde, no almoço, um suco de laranja. A vitamina C comprovadamente reduz o ácido úrico no sangue, desfazendo os cristais que se formam nas articulações. Durante os lanches e intervalo entre as refeições você pode consumir as limas e as toranjas, ricas em vitamina C e fibras.

Maçãs

as-frutas-podem-te-ajudar-a-eliminar-o-acido-urico-do-corpo-maca

Foto: Pixabay

As maçãs vermelhas e verdes são ótimas para combater o ácido úrico. Tanto em forma de suco, como em forma de chá. Coma também! Maçã antes das refeições ajuda o corpo a absorver menos gordura!

Morango

as-frutas-podem-te-ajudar-a-eliminar-o-acido-urico-do-corpo-morango

Foto: Pixabay

Também são ricos em vitamina C e seus componentes essenciais são potentes na hora de desfazer as purinas presentes em nosso sangue que os rins não conseguem eliminar.

O morango é uma fruta versátil. Podendo ser consumida de várias formas. Se você for tomar suco, evite exagerar no açúcar, pois o morango já é rico em frutose.


Mirtilo

as-frutas-podem-te-ajudar-a-eliminar-o-acido-urico-do-corpo-mirtilo

Foto: Pixabay

Não é uma fruta encontrada em todo país, mas é considerada uma das mais eficazes no combate ao ácido úrico. Pois é riquíssima em vitamina C e antocianina.

Cereja

as-frutas-podem-te-ajudar-a-eliminar-o-acido-urico-do-corpo-cereja

Foto: Pixabay

É uma fruta sazonal. Se você pode encontrá-la nas lojas, é recomendável consumir dez cerejas por dia para reduzir o nível de ácido úrico. Não é recomendável processá-las, ou seja, fazer sucos, doces etc. Deve-se comê-las in natura.

Outras Recomendações

– Beba bastante água para ajudar o organismo a eliminar o ácido úrico;

– Prefira os alimentos não industrializados; adote uma dieta saudável, rica em frutas, verduras, leite e derivados;

– Evite o consumo de bebidas alcoólicas, especialmente de cerveja que é rica em purina;

– Consulte um médico para orientar o tratamento;

– Consulte um nutricionista para elaboração de uma dieta que ajude a controlar a taxa de ácido úrico.


Reportar erro