Arroz doce é a pedida para servir durante o período junino

Quando se fala em arroz doce, não há quem não pense naquele prato cremoso, cheio de sabores, ideal para se degustar durante o mês de junho. Veja como fazer


Inspirado pelas festas que acontecem durante todo o mês de junho, o cardápio de sabores é bastante rico. Ele oportuniza que receitas já tradicionais sejam exploradas e outras nova inventadas.  Quando se ouve falar em arroz doce, não há quem não pense naquele prato cremoso, cheio de sabores, ideal para se degustar próximo a fogueira ou em reuniões familiares. E, poder prepará-lo sem gastar muito tempo ou dinheiro, é o incentivo que estava faltando.

A história do arroz

A envolvimento do arroz com a alimentação humana é antigo. Há teorias de que ele foi domesticado entre os anos de 8200 a 13.500 anos A.C., no vale do Rio das Pérolas, na China. Atualmente ele aparece em terceiro lugar dos alimentos mais cultivados do mundo, perdendo apenas para o milho e a cana de açúcar. Em estimativas gerais, o arroz chega a representar cerca de 80% do total de alimento que as pessoas ao redor do mundo ingerem, sendo a fonte proveniente de 20% das calorias consumidas no mundo.

Arroz doce é a pedida para servir no período junino

Foto: Depositphotos

A julgar por essa rápida explicação sobre o arroz, já deu para sentir que sua importância para a dieta humana é gigantesca. Existem vários tipos de arroz: branco, parboilizado, integral e selvagem. De todos os tipos, o arroz branco é o que guarda menos nutrientes, por se tratar do alimento puro, onde a casca e farelo já foram retirados. A fonte de energia que ele guarda vem através do amido e das poucas doses de micronutrientes.


Mas, nem por isso que se deve dispensar todos os pratos saborosos que se pode fazer a partir dele. Acompanhe, a partir de agora, uma deliciosa receita:

Arroz doce

Ingredientes

2 xícaras de arroz branco
4 xícaras de leite
1 caixa de creme de leite light
Meia xícara de açúcar
3 cravos
Canela em pau e em pó

Preparo

Cozinhe as duas xícaras de arroz até que ela fique ao dente, cerca de 15 minutos depois que a água ferver. Depois de pronto, reserve. Em outra panela junte o leite, o leite condensado o cravo e a canela, por último, o arroz. Misture os ingredientes e deixe cozinhar em fogo baixo, mexendo de vez em quando por cerca de 15 minutos. Assim que o leite for incorporado ao arroz, e a mistura chegar a um ponto cremoso, desligue. Depois de pronto, coloque em um recipiente de vidro para servir. Finalize com a canela em pó. Para decorar, você pode usar canela em pau.


Reportar erro