Arrase na ceia de natal com um bolo de frutas sem trigo e açúcar

As festas de final de ano são uma ótima oportunidade para oferecer comidas mais leves, uma vez que favorecem o abuso da gordura e do álcool


Você já sabe o que servir de sobremesa durante a ceia de natal? O ideal é que a delícia seja prática e rápida de fazer, mas também saborosa e que agrade ao paladar de todos os seus convidados.

A nutricionista Sophie Deram sugere algumas receitas no seu livro ‘O Peso das Dietas’. Selecionamos para você a de ‘Bolo de farelo da Ruth’. O nome do prato foi inspirado em uma mãe americana que não tinha tempo para dedicar-se à cozinha, mas ainda assim caprichava quando o assunto era alimentação saudável e sem complicação.

O melhor dessa sobremesa ainda está por vir: ele não leva farinha de trigo nem açúcar, grandes vilões da busca pela saúde. Segundo, o Ministério da Saúde, a diabetes atinge nove milhões de brasileiros, ou seja, mais de 6% da população do país. As mulheres são as mais atingidas com 7%, enquanto 5,4% dos homens sofrem com o problema. Por isso, uma alimentação livre de açúcar é fundamental para manter seu organismo com vitalidade.

Arrase na ceia de natal com um bolo de frutas sem trigo e açúcar

Foto: depositphotos

Por isso, as festas de final de ano são uma ótima oportunidade para oferecer comidas mais leves, uma vez que o período já é cheio ocasiões que favorecem o abuso da gordura e do álcool.


Ingredientes

– 80 g de uvas-passas;
– 135 g de cereal da sua preferência;
– 1 colher (chá) de bicarbonato de sódio;
– 1 maçã, sem casca e ralada;
– 1 banana cortada em rodelas;
– 1 colher (chá) de canela;
– 1 ovo;
– 120 g de farinha integral;
– 175 ml de leite desnatado;
– 25 g de manteiga light derretida;
– 120 ml de mel;
– 80 g de mirtilos congelados.

Modo de fazer

O primeiro passo é ligar o forno a 200 graus e untar 12 fôrmas de cupcake do tamanho tradicional. Se você quiser fazer menos ou mais é só adaptar os ingredientes que estão acima. Observe o tamanho das suas formas, pois podem render mais ou menos porções, a depender do volume de cada uma.

Se você puder, dê preferência aos modelos de silicone, pois eles não precisam ser untados após as primeiras vezes de uso. Se os recipientes forem novos ou em outro material, você unta ou coloca papel manteiga para forrá-las.

Em seguida, você coloca água em uma tigela e coloca as uvas-passas dentro. Leve-as por cerca de um minuto no microondas. Ao final, coe e reserve. Depois, quebre o ovo e misture-o ao cereal deixando-os por cinco minutos. Em um refratário grande, adicione todos os ingredientes, inclusive o ovo e as uvas-passas. Misture tudo. Coloque a massa nas fôrmas e leve ao forno pré-aquecido por cerca de 20 minutos.


Informar erro