Argila verde – benefícios e onde comprar

Por Nayla Georgia

Benefícios da argila verde

Trate espinhas, celulites e reduza gorduras localizadas | Imagem: Reprodução

A argila sempre está presente em tratamentos medicinais e estéticos. É um ingrediente de origem mineral, coletada diretamente do solo. Pode ser uma grande aliada para as peles oleosas, já que possui fatores que absorvem o óleo da pele de uma forma saudável. Ela remove as impurezas epiteliais e capilares, além de ter um efeito adstringente e secante. Pode aparecer em diversas cores, cada uma com um foco diferente. A sua presença em um produto cosmético pode melhorar a limpeza, esfoliar a pele, acalmar inflamações, clarear manchas e ativar a circulação superficial, melhorando a vitalidade.

A argila verde, também chamada de montemolinorita ou montmorilonita, tem origem francesa e é a que possui maior diversidade em elementos naturais, tais como: óxido de ferro, magnésio, cálcio, potássio, manganês, fósforo, zinco, alumínio, silício, cobre, selênio, cobalto, molibdênio e possui um pH neutro. É indicada para peles normais e oleosas, tendo ação tonificante, adstringente e estimulante. Ela pode ser aplicada na pele e nos cabelos e não tem contra-indicação.

Como aplicar a argila verde?

É mais comum que a argila seja aplicada na face. Seu resultado é imediato e eficaz. Abaixo, aprenda como fazer uso da argila verde no rosto corretamente.

  • Coloque em um recipiente, duas colheres (sopa) de argila verde;
  • Adicione água ou soro fisiológico aos poucos até formar uma pasta cremosa;
  • Antes de aplicar a argila, lave bem a face com sabonete;
  • Com auxílio de um pincel, passe a argila no sentido de baixo para cima, evitando a região da boca e olhos.
  • Deixe agir por 20 ou 30 minutos e lave com água morna ou fria.

Não se preocupe se durante o processo sentir a pele pinicar, ou se depois que lavar o rosto ele estiver vermelho. É perfeitamente normal e logo passa.

Mais benefícios da argila verde

Além de tratar da pele, a argila possui componentes que ajudam no combate de edemas e tem capacidade de eliminar toxinas e substâncias nocivas ao organismo. Ela possui ação absorvente, secante, emoliente, anti-séptica, anti-inflamatórias, antimicrobiana, bactericida, cicatrizante e analgésica.

A argila ainda pode ser aliada para tratar celulite e acne! Em pele com espinhas, ela ajuda a controlar a oleosidade excessiva, tornando a pele mais homogênea e equilibrada. Promete também ser uma aliada milagrosa na hora de queimar gordura localizada e diminuir a celulite. É tão poderosa que promete eliminar de vez a barriga.

Onde comprar

Pode ser encontrada em lojas de produtos medicinais ou farmácias de remédios naturais. Na internet, é encontrada no site: http://www.chaecia.com.br.