Aprenda truques para limpar paredes sem danificar a pintura

Geralmente essas manchas são causadas por mão e dedos sujos que encontram nas paredes e fumaça liberada por lareiras ou cigarro


Sabe aquelas manchas escuras de sujeira que aparecem nas paredes? Pois bem, a partir de uma solução rápida e simples você vai poder se ver livre delas rapidinho.

Geralmente essas manchas são causadas por mão e dedos sujos que encontram nas paredes, sobretudo próximo a área das portas e interruptores, ou aquelas mais acinzentadas, que aparecem devido a fumaça liberada por lareiras ou cigarro.

Antes de pensar em fazer uma nova pintura na casa, experimente limpá-las, usando apenas água e detergente neutro.

Em casos onde a sujeira se mostrar um pouco mais resistente, você pode acrescentar na mistura outros ingredientes que a tornará mais forte contra as manchas.

aprenda-truques-para-limpar-paredes-sem-danificar-a-pintura

Foto: Pixabay

Antes de aplicar a técnica de limpeza que será passada a seguir, vale a pena prestar atenção na tinta usada para pintar a parede. Se for aquelas com aspecto brilhante ou a base de óleo, a limpeza será mais fácil. Já para as foscas, você precisa ter mais cuidado.

Observe também se a tinta é acrílica, se for, ela é mais resistente a água. Antes de tudo, você pode realizar pequenos testes em áreas menos expostas.


Para limpar as paredes

O primeiro passo que deve ser tomado para que a limpeza as paredes seja feita de forma eficaz é tirar toda a poeira e possíveis teias de aranha que possam existir na parede. Para isso, use uma vassoura macia. Nas áreas de maior contato, como próximo a interruptores e portas, passe antes uma esponja seca. Isso ajudará a remover a primeira camada da sujeira.

Solução de limpeza

Para preparar a solução de limpeza basta colocar quatro litros de água quente em um balde e um pouco de detergente neutro. Misture bem os dois ingredientes.

Para aplicar, o ideal é usar uma esponja de celulose. Mergulhe-a na mistura e esprema. Depois é só passar na parede. Evite fazer muita força, pois isso pode destacar a parede. Depois é só enxaguar com água limpa.

Caso a mancha seja resistente demais, você pode acrescentar nessa mesma mistura suas colheres de sopa de amoníaco ou duas colheres de sopa de detergente em pó. Se for usar essa solução mais forte, é imprescindível testá-la antes em um canto da parede. Pois ele pode remover um pouco da tinta.

A melhor forma de seguir com a lavagem é realizando-a de baixo para cima. Pois isso vai evitar que a substância escorra pela parede, manchando-a. Procure trabalhar em pequenas áreas por vez. Isso vai proporcionar que a limpeza seja mais eficaz.

Vale lembrar que essa solução também é indicada para remover manchas causadas por fumaça, sobretudo naquelas casas com fogão de lenha ou lareiras e também para acabar com a fumaça de cigarro.


Reportar erro