Aprenda três tratamentos naturais para queimaduras!

Queimaduras domésticas são corriqueiras e dolorosas! Mesmo que se cuide bastante, ninguém está livre de…


Queimaduras domésticas são corriqueiras e dolorosas! Mesmo que se cuide bastante, ninguém está livre de um pequeno acidente em casa, ocasionando uma queimadura pequena ou até bem grave! Essas queimaduras podem ser de tipos diferentes, podendo ser químicas, térmicas ou elétricas, sendo as térmicas as mais corriqueiras, causadas por algum descuido ao lidar com produtos quentes ou inflamáveis.

Também nessa época de verão, é fácil acontecer um descuido que deixa marcas (vermelhas e ardidas) na pele! As queimaduras por exposição ao sol também são bastantes comuns e podem tirar o sono de pessoas de pele mais clara, que queimam facilmente.

Muitas vezes, podemos conseguir bons resultados com remédios caseiros que atenuam o dolorido das queimaduras, sejam elas por pequenos acidentes domésticos ou por causa do sol. Mas, para aplicarmos tratamentos em casa, é importante saber que, em certos casos, a queimadura é mais grave e precisa de um tratamento médico, em hospital ou ambulatório, caso contrário, o ferimento poderá ser infectado e a situação se tornar muito crítica!

Por isso, saiba que as queimaduras se dividem em graus, conforme a gravidade

Imagem com os três principais tipos de queimadura

Imagem com os três principais tipos | Imagem: Reprodução

1° GRAU: são as queimaduras superficiais, que atingem a primeira camada de pele. São dolorosas, mas vão cedendo aos poucos e estas, podem ser tratadas em casa sem problemas. As queimaduras solares se encaixam nesse tipo.

2° GRAU: são mais dolorosas e graves, expõe raízes nervosas atingidas e causam bolhas (flictenas).


3° GRAU: são gravíssimas! Atingem músculos e ossos e as terminações nervosas são queimadas, por isso, estas não causam dor, mas, ao seu redor, devem existir várias queimaduras de 1° e 2° graus,  muito dolorosas.

4° GRAU: como é a carbonização total do corpo, nem é considerada.

Sempre que for possível, a primeira providência é colocar a parte queimada na água fria, assim, a queimadura será estancada, impedindo que o calor continue queimando mais camadas de pele.

Aprenda três receitas naturais para ajudar a aliviar as queimaduras

FOLHAS DE ABÓBORA:

  1. Rasgue duas folhas de abóbora;
  2. Esmague-as num pilão ou de outra maneira à sua escolha, até que saia um líquido;
  3. Aplique esse líquido sobre as queimaduras e deixe agindo.

 

IOGURTE:

  1. Cubra a região queimada com iogurte;
  2. Deixe agir alguns minutos;
  3. Enxague com água fria.

 

CEBOLA:

– Cortar rodelas de cebola e aplicar imediatamente sobre as queimaduras é excelente!


Reportar erro