Aprenda receitas de remédios caseiros para combater a insônia

A insônia pode ser causada devido à falta de cuidado com alimentação, fatores emocionais, transtorno do sono ou até hipertensão arterial


Insônia é um problema que deixa muita gente de mau-humor. Também, não é para menos, já que o tempo que deveria ser usado para repouso é desperdiçado, impedindo que seu corpo relaxe e aproveite o sono.

Caso não seja tratada, a insônia pode trazer sérias consequências para a saúde das pessoas que padecem desse mal. A insônia pode ser causada devido à falta de cuidado com alimentação, fatores emocionais, transtorno do sono ou até hipertensão arterial.

Para combater esse problema, muitas pessoas optam por remédios. Porém, essa forma de tratamento não é a mais indicada, isso porque, esse tipo de medicamento pode trazer dependência.

Aprenda receitas de remédios caseiros para combater a insônia

Foto: depositphotos

Sendo assim, recorrer aos tratamentos naturais é a melhor forma de lidar com o problema. Além do mais, procure rever seus hábitos, pois eles podem estar causando essa perturbação no sono. Aliando esses cuidados, com receitas naturais para combater a insônia, certamente você voltará a ter ótimas noites de sono.

Para dormir bem, evite…

Procure comer comidas leves nas refeições noturnas. Isso ajudará a acelerar o processo de digestão. Evite chocolates e bebidas alcoólicas durante a noite, assim como as carnes vermelhas e as bebidas que apresentam alto teor de cafeína, a exemplo do café, chá-verde e chimarrão.

O uso de aparelhos eletrônicos também são ótimos para atrapalhar o sono. Eles impedem que você relaxe, deixando sua mente em atividade. TV e computador também integram a lista. Cuidado com o colchão e o travesseiro, eles também interferem diretamente no seu relaxamento.


Ótimo contra a insônia

Se você já tomou todas as providências citadas anteriormente, chegou a hora de usar dos benefícios dos ingredientes naturais para ajudar você a dormir melhor. Através dos chás de algumas ervas, você vai encontrar o tratamento ideal para combater problemas com a falta de sono. Confira algumas receitas:

Chá de erva-cidreira

A planta possui propriedades que acalma e relaxa o organismo. Para fazer o chá, basta ferver 500 ml de água. Depois, coloque duas colheres de erva-cidreira em outro recipiente, acrescentando a água logo em seguida. Deixe descansar por cerca de 10 minutos, depois é só coar e beber.

Chá de maracujá

Para fazer o chá de maracujá, você vai usar as folhas, pois ela possui maior concentração de substâncias que induzem ao relaxamento. Para isso, basta ferver 200 ml de água. Depois de ferver, desligue o fogo e acrescente seis gramas de folhas secas de maracujá. Espere descansar por cerca de 10 minutos. Depois, é só retirar as folhas e beber.

Chá de lúpulo

Usado com ênfase para induzir ao sono, o lúpulo é uma ótima solução para dormir melhor. Para preparar o chá dessa erva, basta colocar para ferver 200 ml de água. Depois, que a água atingir o ponto de ebulição, coloque em uma xícara o equivalente a uma colher de chá de lúpulo. Deixe descansar por alguns minutos, coe e beba.

Chá de valeriana

A valeriana possui propriedades calmante e soporífera. Para usá-la, basta preparar o chá usando 200 ml de água fervente e uma colher de chá de raiz de valeriana. Coloque a água quente sobre a valeriana e espere cerca de 10 minutos, antes de coar e ingerir.

Suco de maçã

A partir da combinação de três ingredientes, você vai conseguir a substância ideal para fazer seu corpo relaxar. Separe uma maçã, uma xícara de chá de camomila, três folhas frescas de erva-cidreira e uma colher de mel. Para preparar o suco, basta bater todos os ingredientes no liquidificados, coar e a bebida está pronta para ser ingerida.


Reportar erro