Aprenda receita de shampoo e dicas para cuidar dos cabelos escuros

Cabelos com coloração escura devem receber um adequado tratamento capilar para que não corram o risco de ficar sem vida e opacos. Confira


Se você possui cabelos escuros, atente-se os cuidados necessários que essa tonalidade de fio exige. Cabelos com coloração escura devem receber um adequado tratamento capilar para que não corram o risco de ficar sem vida e opacos. Vale ressaltar ainda que a exposição descuidada ao sol desses fios pode resultar em mudança de cor, ficando os cabelos com tonalidade avermelhada.

Dicas e cuidados

Considerados os mais ricos em pigmentação, os cabelos escuros podem sofrer fácil desbotamento. Por isso, fique atento e siga as dicas:

Produtos corretos

Aprenda receita de shampoo e dicas para cuidar dos cabelos escuros

Foto: Reprodução/ internet

Para bem tratar os cabelos escuros, primeiramente é necessário identificar os produtos específicos para a cor do mesmo. A coloração dos fios deve ser respeitada e somente receber a aplicação de produtos adequados ao tom.


Se a tonalidade escura do cabelo é natural, o mesmo irá necessitar de shampoos, condicionadores e máscaras especiais para cabelos escuros. Do contrário, se o tom escurecido for oriundo de tintura, a recomendação é produtos para cabelos quimicamente tratados.

Cuidado com o sol

A luz intensa do sol pode acarretar no desbotamento dos fios capilares. Atente-se: os pigmentos naturais podem transformar os raios ultravioletas em calor, podendo assim alterar a coloração natural do cabelo. De modo que fios escuros devem receber proteção redobrada contra os raios do sol, sobretudo se forem tingidos.

Receita de shampoo para cabelos escuros

Ingredientes:

-4 colheres de sopa de alecrim
-2 colheres de sopa de sabão de coco ralado
-2 gemas de ovos
-1 colher de sopa de bórax
-1 litro de água

Modo de preparo:

Prepare uma infusão com alecrim. Em seguida, depois de coar, leve-a ao fogo baixo acrescida do sabão de coco ralado e misture bem até derreter por completo. Feito isso, desligue o fogo, adicione o bórax e deixe esfriar. Por fim, coloque as gemas de ovo, misture bastante e deixe em repouso por uma hora. Depois de pronto o shampoo, conserve-o na geladeira.


Reportar erro