Aprenda a receita do Chá de Folhas de Louro

Por Anna de Cássia

Folhas de louro

Benefícios e propriedades desta especiaria | Imagem: Reprodução

Especiaria muito utilizada na culinária brasileira, as folhas de louro possuem um odor muito característico e suas árvores podem chegar a 20 metros de altura. Na Grécia antiga os ramos de louro eram utilizados para confeccionar coroas que eram presenteadas aos atletas campeões de provas olímpicas, e por isso acabou se tornando um símbolo de vitória.

As coroas de louro eram também utilizadas pelos reis de Roma na época de Cesar, e é por isso que dizemos que alguém é ‘laureado’ quando faz algo excepcional, para fazer menção de que essa pessoa está recebendo uma coroa de ramos de louro.

Além do significado histórico, as folhas de louro também representam uma iguaria da culinária. São utilizadas no Brasil inteiro para o preparo de vários pratos como feijão, sopas e carnes, grelhadas ou guisadas. Pois além de dar um aroma e um sabor surpreendentes, ainda ajuda na digestão. Por isso acrescentar uma ou duas folhas de louro nos pratos mais gordos e pesados pode deixá-lo melhor de saborear e digerir. Mas lembre-se de tirar as folhas antes de servir!

Propriedades do louro

Por apresentar muitos nutrientes importantes em sua composição, o louro serve para a prevenção de vários casos patológicos. Entre esses nutrientes estão o potássio, o cálcio, os hidratos de carbono, a fibra, o fósforo, o magnésio, o ácido fólico, as vitaminas B6 e C, entre outros. Todos esses nutrientes reunidos podem fazer um bem danado para a nossa saúde, agindo de diversas maneiras em nosso organismo.

Alguns dos seus benefícios

  • Ajuda na digestão, pois aumenta as secreções digestivas e estimula os movimentos peristálticos.
  • Facilita o trabalho dos rins ajudando na eliminação de líquidos.
  • Atua como expectorante em casos de gripe, resfriado, bronquite e outras doenças que atingem o aparelho respiratório.
  • Alivia as dores articulares e musculares causadas por artrites e reumatismos em idosos.
  • Ajuda muito a quem quer emagrecer de forma saudável.
  • Regula o ciclo e o fluxo menstrual.
  • Combate o estresse e a ansiedade, pois é uma planta relaxante.

Chá de louro

  1. Ferva uma xícara de água;
  2. Apague o fogo e acrescente uma folha de louro;
  3. Tampe e deixe em infusão por 10 minutos;
  4. Tire a folha de louro e beba o chá antes das refeições para ajudar na digestão.

OBS: Pessoas que têm o estômago sensível devem evitar o consumo de louro em excesso, pois ele pode acabar sendo prejudicial.