Aprenda o ‘milagroso’ chá diurético para acabar com a retenção de líquido

Bebida é ideal para mulheres que têm retenção de líquidos, mas as grávidas e as que estão em processo de amamentação não devem fazer uso desse chá


O corpo humano funciona como uma grande indústria, que consome e produz variados produtos. Nela, ainda existem muitos “funcionários”, cada um com uma função especial, mas que se um para ou não trabalha no ritmo que deveria, a “fábrica” entra em crise.

Como exemplo, pode-se citar os hormônios, em especial o estrogênio, que quando são liberados em altas quantidades no período pré-menstrual provocam nas mulheres a sensação de inchaço no corpo, o que recebe o nome de retenção de líquidos.

Como ocorre a retenção de líquido?

No sexo feminino, esse fenômeno ocorre com mais intensidade em dois períodos: a fase pré-menstrual e na gravidez. Na primeira, os níveis de estrogênio sobem e os músculos e o tecido conjuntivo retém líquidos, causando a sensação de estar mais “cheinha”.

Aprenda o 'milagroso' chá diurético para acabar com a retenção de líquido

Foto: Reprodução/ internet

Já no segundo caso, as mãos, os pulsos, os pés e os tornozelos podem inchar muito nos últimos meses de gestação e isso é decorrente também da ação desse tipo de hormônio no corpo feminino.


Além de provocar a impressão de estar com mais gorduras que o normal, a retenção de líquidos também causa a sensação de ansiedade e nervosismo, por razões ainda não definidas pela ciência.

O que fazer nesses casos?

A melhor alternativa para acabar com a retenção de hídrica é ingerir a maior quantidade possível de água. Desta forma, a “indústria” estimula os rins e a bexiga a eliminar o excesso de líquido. Uma maneira simples e saudável de conseguir resultados positivos é tomando chás, pois esses estimulam e aceleram o processo.

Chá diurético

Ingredientes

  • Meia xícara de chá de cevada;
  • Um litro de água;
  • Uma colher  de sopa de gengibre fresco ralado;
  • Uma colher de sopa de tanchagem seca;
  • Uma colher de chá de cúrcuma em pó.

Modo de preparo e aplicação

Em um recipiente, coloque a cevada junto com a água e leve ao fogo. Tampe, espere ferver e deixe cozinhando por 40 minutos. Em seguida, coe a mistura, reserve a cevada para acompanhar alguma refeição e volte com água para o fogo. Adicione o gengibre, tanchagem e a cúrcuma. Espere ferver novamente e deixe cozinhar por mais 20 minutos.

Após o tempo determinado, coe a mistura a fim de não deixar nenhuma partícula. Espere o chá amornar e se preferir pode adicionar suco de limão ou mel, para melhorar o sabor da bebida. O ideal é tomar uma xícara desse chá três vezes ao dia, até obter os resultados desejados.

Atenção

Essa bebida é ideal para mulheres que têm retenção de líquidos, mas as grávidas e as que estão em processo de amamentação não devem fazer uso desse chá. Nesses casos é preciso uma consulta com um médico especializado.


Reportar erro