Aprenda macetes para limpar facilmente a cortina da sua casa

Uma limpeza corriqueira nesta peça, favorece o tempo de vida útil da cortina e cuida para que ela não cause alergia nas pessoas


As cortinas são elementos importantes em uma decoração, dando um charme a mais na casa, escritório etc. Porém, como tudo na vida tem suas desvantagens, a peça que deixa os ambientes mais bonitos e sofisticados também é responsável por acumular uma grande quantidade de poeira.

Sendo assim, é necessário fazer uma limpeza corriqueira nesta peça, favorecendo o tempo de vida útil do tecido, cuidando para que não cause alergia nas pessoas e deixando o lugar ainda mais elegante.

Passo a passo de como limpar as cortinas da casa

Existem vários tipos de cortinas, mas as mais comuns são as cortinas de trilho ou as de varão. Para limpar as peças destes tipos, com praticidade e economizando tempo é simples, basta seguir alguns passos:

Aprenda macetes para limpar facilmente a cortina da sua casa

Foto: depositphotos

1° passo: limpar superficialmente

A parte da cortina que menos suja é o lado que fica virado para dentro da casa. Assim, quem mantém a casa limpa, acaba mantendo a decoração na mesma linha. Mas, sempre acontece de ter acúmulo de poeira, por isso é ideal que as cortinas estejam fechadas para dá início à limpeza. Com um aspirador, percorra todo o pano de cima para baixo. Continue este movimento até passar por toda a extensão da peça.


2° passo: vire a cortina

Depois que limpar o lado menos sujo, é hora de fazer higiene do lado que fica virado para a janela. Por estar em completo contato com o ambiente externo, este lado da cortina é mais sujo e por isso precisa de mais tempo no processo de limpeza. No mais, a técnica é a mesma acima, passe o aspirador de cima para baixo de forma suave.

3° passo: sacuda a cortina

Após limpar os dois lados da cortina, retire a peça e a sacuda em um ambiente de ar livre, de preferência com as portas e as janelas próximas da casa fechadas. Esta técnica faz com que o pó restante seja eliminado. Em seguida, pendure a cortina no varal e deixa-a nesta posição por várias horas, assim a peça pode ficar em ventilação, eliminado ácaros, poeiras e outros micro-organismos.

4° passo: procure por manchas

Enquanto a cortina está em plena ventilação, aproveite para procurar manchas. Se encontrar, retire-as com uma esponja úmida e um pouco de sabão. Topicamente em cada região manchada, aplique a esponja fazendo movimentos circulares. Assim que as peças estiverem secas, recoloque-as dentro de casa, limpas e livres de agentes alergênicos.

Persiana romana: como limpar do modo certo?

Há também um tipo de cortina mais rebuscada, isto é, a persiana romana. Esta parte da decoração da casa oferece mais trabalho ao ser levada para lavar, por isso usa-se uma técnica diferente.

Neste caso específico, desmonte a cortina para que ela possa ser lavada com mais eficácia.Você pode utilizar um produto que limpe estofados, mas antes é necessário fazer um teste rápido em uma parte discreta da peça, caso esta região não desbote, o produto pode ser utilizado em toda a persiana. Mas é bom lembrar que existem profissionais especializados neste tipo de limpeza, por isso em qualquer caso de dúvida consulte o profissional.


Informar erro