Aprenda a fazer um delicioso creme de couve-flor com alho-poró

Além de ser um prato muito fácil de reparar, rápido e saboroso, os benefícios que ele pode trazer para a saúde são relevantes


Fazer bonito na cozinha é um privilégio que não está restrito aos grandes chefes culinários. Com o advento da internet ou um bom livro de receitas, qualquer um pode arrancar elogios dos convidados. E se o prato em questão ainda for feito com ingredientes saudáveis, não há como ficar melhor. Sendo assim, a sugestão é preparar um delicioso creme de couve-flor com alho-poró.

Além de ser muito fácil, rápido e saboroso, os benefícios que o prato pode trazer para a saúde são relevantes. Veja alguns deles, isso só levando em consideração os dois principais ingredientes usados no preparo: couve-flor e alho-poró. Eles podem ajudar a controlar a pressão arterial, aliviar doenças cardiovasculares, problemas de má digestão, gripes, fortalece o sistema imunológico, além de conter altas concentrações de vitaminas e sais minerais.

Aprenda a fazer um delicioso creme de couve-flor com alho-poró

Foto: pixabay

Benefícios da couve-flor

Adorada por uns, detestada por outros, o fato é que a couve-flor é uma excelente fonte de vitaminas e sais minerais benéficos para o corpo. Rica em vitamina B, C, K e E, o vegetal também contém ácido fólico, cálcio, magnésio, fósforo, potássio, manganês, ômega-3 e ácidos gordos, além de ser uma fonte de proteínas e gorduras insaturadas. Seu consumo ajuda a aumentar a função imunológica, proteção contra doenças cardíacas, retarda o envelhecimento, repara o DNA, alivia doenças cardiovasculares, atua na regulação da hipertensão, protege contra o Alzheimer, osteoporose, crises de epilepsia e alopecia.


Benefícios do alho-poró

O alho-poró é rico em fibras dietéticas, ele ajuda ainda nas funções digestivas e no metabolismo, ácido fólico, vitaminas A, B e C, magnésio, zinco, cálcio, potássio, ferro e fósforo. Ele possui ação anti-inflamatória, fortalecedora do sistema imunológico, funciona como diurético e ajuda a prevenir o câncer dos ovários. O alho-poró também contém propriedades contra doenças cardíacas, derrames, evita o entupimento das artérias, problemas de má digestão, gripes, resfriados e pressão alta. Para as gestantes é uma importante arma para controlar a pressão arterial e prevenir o aparecimento da eclampsia.

Seguindo para a cozinha!

Depois de saber todos os benefícios dos dois ingredientes principais do prato, agora só falta notar a receita:

Creme de couve-flor com alho-poró

Ingredientes

1 couve-flor
1 alho-poró
4 colheres (de sopa) de azeite de oliva extravirgem
Água
Sal marinho e pimenta-do-reino a gosto

Modo de preparo

Antes de preparar a couve-flor e o alho-poró, lave-os bem. Em seguida, corte a couve-flor em pedaços médios e cozinhe em água e sal. Bata a couve-flor no liquidificador com a água do cozimento e reserve. Com ajuda de uma panela, refogue o alho-poró no azeite. Em seguida, acrescente o couve-flor batido. Assim que começar a ferver, verifique se está bom de sal e acrescente a pimenta-do-reino. Distribua em poções individuais e sirva. O rendimento é de quatro a seis porções.


Reportar erro