Aprenda como tratar a dor muscular

Por Redação

Aprenda remédios caseiros para tratar dor muscular

Dor no braço, após primeiro dia de academia | Imagem: Reprodução

É bastante comum que, após alguma atividade física que não estejamos acostumados a executar, o corpo fique dolorido, como nas primeiras vezes em que fazemos exercícios físicos ou quando modificamos as séries de movimentos e aumentamos a carga. Isto porque, a dor é um mecanismo de defesa, protegendo os músculos de possíveis lesões, então, sempre que ela ocorre durante uma atividade, devemos ficar atentos e moderar um pouco para que os músculos não fiquem fatigados.

O que é dor muscular?

Cada movimento do nosso corpo exige que vários músculos sejam ativados, quando ficamos algum tempo sedentários e praticamos alguma atividade (como por exemplo, quando vamos à academia), os músculos sentem e a dor vem. A dor tem receptores que são as terminações nervosas, suscetíveis à estímulos mecânicos, químicos ou térmicos, que alertam à possibilidade de o músculo se lesionar.

Se ela surgir durante o exercício, é sinal de que o corpo não foi bem preparado para a atividade, ou seja, não houve um aquecimento adequado, mas também podem ser causadas pelo sedentarismo ou por um treino muito intenso ou longo, que deixa os músculos fatigados e causam dor durante e depois da atividade física.

Antes de iniciarmos qualquer tipo de atividade física, é aconselhável procurarmos um médico para ver se tudo está em ordem com nossa saúde e, sempre, antes do início dos exercícios, o alongamento e aquecimento são essenciais para evitar dores e também lesões.

Se o problema surgir, existem algumas soluções caseiras para aliviá-las que são simples de fazer. Confira

  • SUCO de melão, uvas e limão - é rico em potássio e ajuda a aliviar as dores musculares e prevenir cãibras. Como fazer: Bata no liquidificador ou centrífuga: 30 gramas de melão, 125 gramas de uvas sem sementes e adicione o suco da metade de um limão. Esse suco deve ser bebido todos os dias, nos dez primeiros dias de exercícios, após a atividade.
  • SAL QUENTE –  acelera a circulação e reduz a dor muscular. Como fazer: Aqueça meio quilo de sal numa frigideira e coloque numa meia de algodão limpa, aplicando sobre o local dolorido, deixando agir por trinta minutos, duas vezes ao dia.
  • INFUSÃO DE ASSA PEIXE – Ferva 150 ml de água, desligue o fogo e coloque 1 colher de sopa em infusão por alguns minutos. Aplicar sobre a área dolorida por duas horas, duas vezes ao dia.
  • INFUSÃO DE LOURO – ferva uma xícara de água, acrescente 1 colher de sopa de folhas de louro e deixe em infusão por alguns minutos, depois, adoce com mel a gosto. Pode ser bebida uma xícara de chá antes das refeições. Esse chá tem efeito de relaxante muscular.