Aprenda como remover mancha de mofo das roupas

Nos mercados existem produtos que retiram manchas de mofo, mas, muitas vezes, são caros. Por isso, confira alternativas baratas e eficazes para eliminá-las


Mofo é um tipo de fungo que se instala em alimentos, objetos e peças de roupa. Junto a seu aspecto repulsivo, tem-se também o odor forte responsável por irritações nasais em pessoas alérgicas.

Esta espécie desenvolve-se, especialmente, em ambientes que possuam água ou uma umidade proveniente de algum tipo de vazamento ou até mesmo do próprio ar. Por isso que uma roupa ao passar muito tempo guardada no armário acaba adquirindo manchas do mofo e exalando o aroma desagradável deste fungo.

Este tipo de problema afeta tanto a roupa como a própria saúde do consumidor, uma vez que o mofo, além de provocar espirros, pode afetar a pele causando erupções nesta região do corpo.

Aprenda como remover mancha de mofo das roupas

Foto: depositphotos

Com isso, antes de usar determinada peça que esteja nessas condições é mais indicado submetê-la a processos de limpezas capazes de retirar as manchas e o odor característicos do mofo.

Como tirar manchas de mofo das vestimentas?

Existem produtos no mercado que podem ser usados para eliminar este tipo de fungo da roupa. Contudo, muitas vezes eles são caros ou pouco eficientes, uma vez que tira o odor, mas não consegue retirar a mancha por completo.

Por isso, criaram-se alternativas mais baratas e eficazes para limpar as peças sujas de mofo, algumas delas podem ser acompanhadas a seguir.

1. Suco de limão e sal

Este tipo de técnica funciona com mais eficiência em tecidos de algodão ou de poliéster, já no caso de peças de fibras é necessário cuidado no manuseio, tendo em vista que a mistura pode danificar a roupa.


Tendo consciência disso, basta misturar o suco de limão com o sal até que a substância torne-se uma pasta. Em seguida, é só aplicar na mancha, deixar secar longe do sol e por fim lavar a roupa normalmente.

2. Vinagre branco e água

O vinagre é um produto que possui um cheiro forte, o que inibe qualquer outro aroma. Além disso, sabendo utilizá-lo ele consegue eliminar as manchas de mofo. Para tanto, só é necessário colocar uma xícara de vinagre a cada litro de água utilizado em um recipiente e deixar a roupa de molho na substância por duas horas.

Depois, lave a peça com sabão e água corrente. Vale ressaltar que o processo pode ser repetido caso a marca do fungo persista.

3. Bórax e água quente

Existem duas formas de usar o boráx no combate ao mofo. A primeira delas é comprando o sabão de boráx e lavando a roupa normalmente com o acréscimo da água quente.

Já a segunda maneira é utilizando-se do produto em pó, que deve ser diluído na água com temperatura elevada, na proporção de meia xícara a cada litro de água. Em seguida, a peça deve ficar imersa na mistura por uma hora. A finalização é a lavagem normal.

4. Vinagre e bicarbonato de sódio

Vinagre para o odor e o bicarbonato de sódio para eliminar a mancha. A casadinha eficaz na luta contra o mofo nas roupas é fácil de preparar e ainda custa pouco ao bolso. A dica é misturar os itens até obter uma pasta, a qual deve ser aplicada na área manchada.

Após esse processo, é indicado deixar a substância agir por 10 minutos. Depois do tempo determinado, ainda pode-se esfregar uma escova com movimentos circulares e por fim lavar a peça normalmente.


Reportar erro