Aprenda como fazer um suco para abaixar o colesterol

O desequilíbrio no nível do colesterol pode ser ocasionado pela idade, histórico familiar, obesidade, diabetes, falta de atividade física e maus hábitos


Prestar atenção aos sinais que o corpo dá, é sempre uma boa maneira para se evitar a variação de taxas e o aparecimento de doenças mais graves. Nesse sentido, também é aconselhável que o indivíduo procure manter hábitos saudáveis, regulando a alimentação, praticando exercícios e bebendo bastante água.

Para as pessoas que já cultivam esses hábitos, certamente os problemas de saúde não aparecem com tanta frequência. Já para quem não presta muita atenção aos hábitos saudáveis já deve ter percebido algumas alterações corriqueiras, como aumento do colesterol, triglicérides e glicose.

Antes de começar a se desesperar, vale à pena consultar o médico regularmente para que essas taxas sejam verificadas. Quando elas estão muito acima da normalidade, juntamente ao tratamento receitado pelo médico, você também pode recorrer a alguns ingredientes naturais para baixá-las.

aprenda-como-fazer-um-suco-para-abaixar-o-colesterol

Foto: depositphotos

Ao menos essa é a sugestão do fitoterapeuta Naturopata, André Resende, que ensina uma receita especial de suco, concebida a partir de ingredientes simples. Antes de conhecer a receita, saiba um pouco mais sobre o colesterol e as propriedades naturais de alguns dos ingredientes utilizados:


Colesterol

O colesterol é um tipo de gordura presente no organismo que induz o seu bom funcionamento. Ele é o componente estrutural das membranas celulares e está presente no coração, cérebro, fígado, intestinos, músculos, nervos e pele. O colesterol também é usado pelo corpo para produzir alguns hormônios, assim como a vitamina D, testosterona, estrógeno, cortisol e ácidos biliares.

O desequilíbrio no nível do colesterol pode ser ocasionado por uma série de motivos, assim como idade, histórico familiar, obesidade, diabetes, falta de atividade física e maus hábitos em geral, como a bebida e o fumo.

Benefícios dos ingredientes

Banana verde

A banana verde é rica em potássio, magnésio, ferro, zinco e vitaminas do complexo A, B e C. A fruta contém altos índices de mais amido resistente, um tipo de carboidrato que não é bem absorvido pelo organismo e que pode trazer muitos benefícios à saúde. Entre os principais, destaque para o controle da glicose, manutenção do peso e até mesmo uma diminuição dos níveis de colesterol.

Berinjela

A berinjela é indicada no tratamento do colesterol, devido a elevada quantidade de antioxidantes e fibras que ela possui. Dessa forma, a eliminação do colesterol acontece por meio das fezes. Além disso, é rica em vitamina A, C e E, além de possuir vitaminas do complexo B. Também conta com alto teor de minerais, como cálcio, ferro e fósforo, necessários para uma vida saudável.

Suco para baixar o colesterol

Ingredientes

  • Meia colher (de sopa) de farinha de berinjela;
  • Meia colher (de sopa) de farinha de maracujá;
  • Meia colher (de sopa) de farinha de banana verde;
  • Meia colher (de sopa) de farinha de maçã;
  • 1 copo de água de coco.

Modo de preparo

Para preparar o suco, basta juntar todos os ingredientes no liquidificador e bater bem. Como o suco é feito a partir de farinha e água, não é necessário que ele seja coado. De acordo com a recomendação de André Resende, a ingestão diária do suco deve ser de até duas vezes ao dia.


Reportar erro