Aprenda como fazer, em casa, a saudável farinha de coco

A farinha de coco é ideal para quem faz dietas sem glúten. Ela melhora o funcionamento do intestino, auxilia na digestão, diabetes e reforçar a imunidade


Para as pessoas que dependem da alimentação saudável, sobretudo aquelas que apresentam algum tipo de intolerância a substâncias, nem sempre encontram os ingredientes que precisam com facilidade. Por esse motivo, a farinha de coco, ideal para quem faz dietas sem glúten, vem sendo cada vez mais procurada. Como alternativa para quem não encontra por aí, ou quer fazer sua própria farinha em casa, aí vai uma dica bem legal de como fazer o produto.

A farinha de coco é produzida a partir da polpa da fruta, comumente usada por quem quer emagrecer. Apesar do coco ter muita gordura, grande parte dela é retirada com o processo de produção da farinha, tornando-a uma fonte rica de macronutrientes. A farinha é rica em fibras, quando em contato com a água no sistema digestivo, se tornam um gel volumoso. O processo faz com que aumente a distensão do estômago e promove maior saciedade.

Nutrientes da farinha de coco

A farinha de coco tem algumas particularidades, a primeira delas é misturar a fibra com a gordura. Apesar de não ser uma gordura boa para a saúde, grande parte do percentual dela é composta pelas triglicérides de cadeia média (TCM), que são metabolizadas direto no fígado, se transformando em energia e sendo absorvida pelo corpo, não se acumulando no tecido adiposo.

O ingrediente possui algumas características benéficas para o corpo humano, além de ajudar no emagrecimento, como já mencionado. Ele aumenta a saciedade, melhora o funcionamento do intestino, auxilia na digestão, combate o diabetes, ajuda a reforçar a imunidade e reduz o colesterol.

Aprenda como fazer, em casa, a saudável farinha de coco

Foto: Depositphotos


Consumo da farinha de coco

A farinha de coco pode ser consumida diretamente com alguns alimentos, tais como frutas, sucos e iogurtes. Para enriquecer receitas de pães e bolos, ela aparece como uma ótima acompanhante. Quando misturada a outras farinhas, ela substitui a farinha de trigo no preparo de alguns pratos, tanto salgados quanto doces. Mas, é bom não abusar do produto. Apesar de seguir uma linhagem natural, o consumo em excesso pode causar gases e desconfortos abdominais, devido a quantidade de fibras existente no alimento.

Farinha de coco

Depois de saber um pouco mais sobre os benefícios da farinha de coco e como ela pode ser usada no seu dia a dia, chegou a hora de aprender a fazer o ingrediente em casa. Preste atenção no passo a passo:

Ingredientes

1 coco seco
700 ml de água

Modo de preparo

Com o coco quebrado, o primeiro passo é retirar a poupa. Assim que toda ela for retirada, corte em pedaços menores e bata no liquidificador com a água. Assim que obter uma mistura homogênea, coe usando uma peneira de pano ou algodão. O líquido pode ser usado como leite de coco em outras receitas. Com a polpa que ficou retida na peneira, você vai levá-la ao fogo médio com ajuda de uma frigideira. Mexa bem por cerca de 20 minutos, até perceber que a farinha já está bem seca. Depois desse processo, ela está pronta para ser utilizada.


Reportar erro