Aprenda algumas técnicas para descobrir se o ovo está estragado

Existe um método simples e eficaz para descobrir se o ovo é bom ou não para o consumo. Você só vai precisar de um recipiente com água


Quando planejamos fazer um bolo, alguns ingredientes são quase insubstituíveis, é o caso do ovo. Entretanto, parece incerto saber quando ele está bom para uso ou estragado e isso pode levar a sua receita por água abaixo.

A escolha do produto certo e fresco garante não só o sucesso da sobremesa, mas também previne problemas de saúde e ainda auxilia no equilíbrio do organismo, uma vez que o ovo é uma bomba de nutrientes essenciais ao corpo.

Benefícios do ovo

Se ingerido de maneira regular, o ovo tem impactos saudáveis na vida do consumidor. É uma fonte rica em ferro, manganês, enxofre, proteínas, zinco, potássio e fósforo.

Aprenda algumas técnicas para descobrir se o ovo está estragado

Foto: depositphotos

Além disso, tem altos índices de vitamina D e vitaminas do complexo de B, como a colina. Inclusive, esse nutriente é um excelente agente na regularização do cérebro, sistema nervoso e vascular.

Contém ainda luteína e zeaxantina, dois importantes elementos que previnem a degeneração ocular e reduzem o risco de desenvolvimento de catarata. Consumir ovos é também uma forma de eliminar a possibilidade do surgimento de coágulos sanguíneos, acidente vascular cerebral e ataques cardíacos, regulando o bom funcionamento desses dois sistemas importantíssimos do corpo, o nervoso e o cardiovascular.


Apesar de tudo isso, os benefícios do ovo não acabaram. Esse alimento ainda é aliado da beleza, proporcionando uma saúde para cabelo e para as unhas. Ele ajuda no crescimento capilar e deixa os fios mais fortes e viçosos.

Como descobrir a qualidade do ovo?

Engana-se quem acha que comprando uma bandeja de ovos está adquirindo só produtos frescos. Entre esses já pode existir algum item já estragado, que se não descoberto antes e consumido pode acarretar em uma intoxicação alimentar séria para o consumidor.

Geralmente, um ovo podre tem um odor muito característico e que já demostra que não está em condições de uso. Mas, como descobrir antes de abrir?

Existe um método bem simples e totalmente eficaz para descobrir se o conteúdo do ovo é bom ou não para o consumo, antes mesmo de abri-lo. E você só vai precisar de um recipiente com água. Siga os passos a seguir:

  1. Pegue um copo e adicione água que cubra a metade ou quase o recipiente todo;
  2. Em seguida, pegue o ovo e coloque dentro do copo;
  3. Observe se o ovo desceu totalmente até o fundo do recipiente e ficou na horizontal. Caso ele tenha feito isso, este estará em perfeitas condições de uso;
  4. Se o ovo demorou para descer, mas ficou submerso em sentido vertical, também está bom. Entretanto, não demore para usá-lo, pois esse é um indício de que ele perderá a eficácia mais cedo;
  5. Agora se o ovo não afundou de jeito nenhum, pode jogá-lo fora. O fato dele ficar boiando no copo indica que ele está com muito ar dentro dele e por essa razão encontra-se estragado.

Outra dica é balançar o ovo perto do ouvido, vagarosamente. Um ovo bom não deve fazer barulho, enquanto o ruim faz e não pode ser consumido.


Reportar erro