Aprenda a substituir a carne em sua dieta de forma saudável

Deixar a carne de lado e não fazer nenhuma substituição pode prejudicar a saúde. Mas apesar de ser fonte de proteína, não é a única e pode ser substituída


Muitas pessoas têm vontade de aderir ao vegetarianismo como modo de vida, mas acabam desistindo por achar impossível viver sem carne.

Muitos mitos e críticas giram em torno de quem opta por excluir o animal do cardápio. Mas saiba que é mais que possível conseguir manter uma dieta saudável e equilibrada sem o consumo deste ingrediente.

“Mas e suas proteínas?”, “então, você só come folha?”, “e o que você vai comer?”, “você vai se sentir fraco o tempo todo” são perguntas e afirmações que grande parte dos vegetarianos é obrigada a ouvir.

É verdade que deixar a carne totalmente de lado e não fazer nenhuma substituição irá acabar prejudicando sua saúde. Mas apesar dela ser uma fonte riquíssima em proteína, não é a única e pode ser facilmente nutricionalmente substituída.

Alimentos que substituem nutricionalmente a carne

Soja

aprenda-a-substituir-a-carne-em-sua-dieta-de-forma-saudavel soja

Foto: depositphotos

A soja é uma ótima opção para quem quer deixar a carne de lado. É uma fonte riquíssima de proteína, “gordura boa” e vitaminas.

Ainda ajuda a reduzir o colesterol, auxilia no aumento do metabolismo e na produção de insulina no fígado, faz bem para os ossos, pele e cabelo e ajuda na prevenção de doenças como câncer e Alzheimer.

Semente de girassol

aprenda-a-substituir-a-carne-em-sua-dieta-de-forma-saudavel irassol

Foto: Pixabay

A presença do ômega 3 e 6 na semente de girassol desempenha uma função que ajuda a reduzir o colesterol ruim, essencial para a recuperação e formação muscular. É ainda rico em proteína e fibras e vitaminas A, B e E.

Sementes de chia

aprenda-a-substituir-a-carne-em-sua-dieta-de-forma-saudavel chia

Foto: Pixabay


A semente de chia é ideal para quem quer perder peso. Elas são ricas em proteínas, fibras solúveis e carboidratos que são digeridos lentamente.

É fonte de energia, possui ômega-3, ajuda a controlar o açúcar do sangue e ainda possui ações antioxidantes.

Ovo

aprenda-a-substituir-a-carne-em-sua-dieta-de-forma-saudavel ovo

Foto: Pixabay

O ingrediente é pouco calórico, possui proteínas, vitamina b12 (encontrada principalmente na carne vermelha) e vários nutrientes. Mas é preciso um cuidado na maneira como o ovo será preparado.

Evite ovos frios em muito óleo e nem totalmente “bem passados”, pois isso é um sinal de que ele está com gordura saturada.

Quinoa

aprenda-a-substituir-a-carne-em-sua-dieta-de-forma-saudavel quinoa

Foto: Pixabay

O ingrediente tem ganhado cada vez mais espaço na mesa dos brasileiros. Fora o leite materno, a quinoa é considerado um dos alimentos mais completos em nutrientes.

Ele regula o intestino, previne doenças como a osteoporose, recupera as fibras musculares, combate anemia e doenças no fígado e possui a “quantidade ideal” de proteínas, calorias, gorduras e carboidratos.

Leite e seus derivados

aprenda-a-substituir-a-carne-em-sua-dieta-de-forma-saudavel leite

Foto: depositphotos

Esta é uma das principais formas de se adquirir proteína animal. O leite e seus derivados também são ótimas fontes de proteína, cálcio, vitaminas. Ajudam na saúde dos ossos, dente, pele, cabelo, reduz o risco de diabetes e previne contra diversas doenças.


Reportar erro