Aprenda a se livrar da calvície com tratamentos naturais!

Apesar da famosa marchinha de carnaval “É dos carecas que elas gostam mais!”, a maioria…


Apesar da famosa marchinha de carnaval “É dos carecas que elas gostam mais!”, a maioria das pessoas que percebe estar perdendo muito cabelo se desespera!

A vaidade faz com que os cabelos sejam parte muito importante da aparência e, ninguém gosta da ideia de perdê-los.

Por que as pessoas perdem os cabelos?

Chama-se alopécia androgênica a queda de cabelos por causas genéticas, a que geralmente acomete os homens com propensão a isso.

Essa disfunção ocorre por conta do hormônio masculino testosterona, produzido desde a adolescência e que estimula os folículos pilosos. A ação do hormônio nos folículos pilosos dos homens com predisposição genética, sofre a influência de uma enzima e passa a promover a diminuição progressiva dos folículos e os fios vão se tornando menores e mais ralos, resultando no rareamento dos cabelos, a princípio na parte superior e frontal da cabeça.

Aprenda a se livrar da calvície com tratamentos naturais!

Foto: depositphotos

A queda acentuada dos fios e a sua substituição por fios mais finos e mais curtos, até a interrupção do crescimento, é a característica principal da disfunção. A princípio, o cabelo vai rareando no alto da cabeça e a falha vai se expandindo para a parte de trás, ficando as laterais e a parte posterior com os cabelos normais. Com o tempo, a continuidade pode fazer com que a pessoa perca todo o cabelo.


As mulheres podem ter também uma queda bastante acentuada de cabelos, mas, geralmente não chegam a ficar carecas, apenas apresentam falhas, rarefação e fios mais finos. As manifestações de calvície nas mulheres costumam aparecer após a menopausa.

O tratamento da calvície

Os tratamentos contra a calvície, objetivam retardar ou interromper o processo de queda dos cabelos para homens com propensão genética. Podem contar com aplicação de medicamentos na cabeça, como o minoxidil ou por medicamentos via oral, como a finasterida ou dutasterida. A finasterida tem ótimo efeito e pode, inclusive reverter o processo, quando os fios já estão finos e raros.

Mas a escolha do tipo de tratamento dependerá de cada caso, sendo o dermatologista o profissional a ser procurado.

Além desses tratamentos prescritos por dermatologista, ainda existem tratamentos naturais, os chamados alternativos, que podem ter excelentes efeitos nos quadros de queda acentuada de cabelos!

Confira alguns tratamentos naturais que poderão ajudar muito nos casos de calvície:

MASSAGEIE O COURO CABELUDO COM

  • CEBOLA: diariamente, massagear o couro cabeludo com suco de cebola;
  • COUVE: também em suco, estimula o crescimento dos fios;
  • ABACATE: asse no forno a polpa de um abacate e esmague-a com um pano, aplicar no couro cabeludo e deixar por algum tempo, enxaguar e lavar normalmente. Essa receita não é indicada para quem tem cabelos oleosos.
  • LIMÃO: combate a caspa e a oleosidade, aplique o suco de limão no couro cabeludo, três vezes por semana, não esquecendo o cuidado com o sol, que pode causar queimaduras!
  • BABOSA (aloe vera): massagear o couro cabeludo com a polpa dessa planta, estimula o crescimento e fortalecimento dos cabelos.
  • AGRIÃO: massagear o couro cabeludo com o suco de 100 gramas de folhas frescas;
  • ALFAVACA: faça um chá forte com a planta e massageie o couro cabeludo com ele;
  • BARDANA: faça um chá forte com esta planta e massageie o couro cabeludo.

BEBA

– PEPINO: rico em silício e enxofre, quando associado ao suco de alface, espinafre e cenoura, promove o crescimento dos cabelos. Beba 2 copos ao dia;

– ALFAVACA, TANCHAGEM E CHAPÉU-DE-COURO: prepare uma infusão de 3 colheres dessas plantas picadas em 1 litro de água fervente e beba 3 xícaras ao dia.


Reportar erro