Aprenda a preparar um tratamento caseiro contra urticária

Por Daiane Silva

Foto de caso de urticária

Dermografismo, causado por coçar a pele | Imagem: Reprodução

O que é urticária?

É uma manifestação que surge na pele, em forma de elevações avermelhadas e coceira. Pode ser desencadeada por fatores alérgicos, como a exposição a medicamentos, perfumes, alimentos, inalação de certos produtos como inseticidas, perfumes, poeira, etc. Quando há contato com esses desencadeantes, a pele libera uma substância, chamada histamina, que é a responsável pela reação alérgica.

A urticária pode ter manifestação crônica, que é mais leve, com lesões menores e que, normalmente não se espalham sobre grandes áreas da pele, mas, assim como nos casos de manifestação aguda, podem sumir e voltar, durando por até meses essas manifestações.

Já em casos agudos, as lesões são maiores, podendo, inclusive se agrupar e atingir grandes extensões de pele ou até o corpo inteiro, costumam também ser altas, inchadas e causam muita coceira.

Algumas vezes, a urticária pode surgir no rosto, atingindo até os olhos e, em casos graves, a laringe, que incha muito, o que dificulta a respiração, podendo causar asfixia, esse caso é chamado de Edema de Quincke e exige medidas imediatas, levando-se em conta o risco de morte. Normalmente, em casos assim, podem ser receitados anti-histamínicos, que são os medicamentos responsáveis pelo bloqueio dos efeitos da histamina.

Há alguns tipos de urticária que surgem de determinadas situações, como por exemplo, a urticária por pressão, que é uma reação alérgica ao aperto, ou pressão, causada pelo elástico de roupas ou até, em certos casos, pela alça de um sutiã. Também há a urticária causada pelo frio, quando a pessoa fica exposta a um frio intenso, banhos de piscina ou outros e o dermografismo, causado porque a pessoa coça a pele até forme lesões lineares.

Como se pode tratar?

Cura natural

Cura natural| Imagem: Reprodução

De forma imediata, à exceção dos casos em que a laringe começa a inchar, podem-se tratar os sintomas da urticária através de receitas e tratamentos caseiros que tem ótimo efeito para aliviar a coceira e desinchar as lesões. Veja algumas receitas simples para tratar as reaões alérgicas:

  • AVEIA: Devem ser utilizados 200 gramas de farinha de aveia, despejadas em uma banheira com água morna, juntamente com 10 gotas de óleo essencial de alfazema, permanecendo imerso nesse banho por vinte minutos. Essa receita ameniza a coceira e dá sensação de tranquilidade.
  • CATAPLASMA DE ARGILA: faça um cataplasma utilizando: 2 colheres de argila cosmética, 30 mg de gel de babosa (aloe vera) e 2 gotas de óleo essencial de hortelã. Misture todos os ingredientes muito bem e depois aplique na pele, deixe por vinte minutos e depois enxágue. Seque sem esfregar.
  • ESFOLIAÇÃO COM SAIS DE EPSON: misture bem, em uma vasilha: 50 ml de óleo de amêndoas e 1 colher de sais de Epson. Aplique sobre as áreas afetadas em movimentos suaves e circulares e enxágue depois com água não muito fria.

Além dessas receitas, é aconselhável ainda:

  • não coçar as lesões;
  • fazer compressas frias com água ou chás calmantes, como a camomila;
  • compressas de leite frio ajudam a aliviar a coceira;
  • folhas de cambará em deccoção (cozidas em água) servem para lavar o corpo ou fazer compressas sobre as áreas afetadas;
  • tome mais banhos por dia, sempre com água morna e use sabonetes neutros ou glicerinados e, ao secar, não esfregue a toalha no corpo;
  • Procure relaxar, praticar atividades que lhe deem prazer, já que o estresse também pode ser um gatilho para que a urticária surja!