Aprenda a preparar soro caseiro com uma receita muito fácil

Por Redação

Aprenda a fazer soro caseiro

O soro caseiro pode salvar a vida de alguém, aprenda a prepará-lo e veja como é simples! | Imagem: Reprodução

A desidratação é um problema sério, que pode até matar, principalmente crianças pequenas, bebês e idosos, cujas defesas são frágeis. Principalmente no verão, quando já se perde mais líquidos através do suor, em casos de vômito ou diarreia, a desidratação pode acontecer muito rápido. Nessa época de calor, nos tornamos mais propensos às infecções por bacterias  ou intoxicações alimentares, já que os perecíveis podem estragar muito rapidamente, sem falar nas insolações, que também causam desidratação.

Soro

O soro caseiro se torna fundamental para recuperar a saúde em todos esses casos, especialmente de infecções gastrintestinais, que costumam debilitar demais o paciente, pela perda de líquidos com o vômito e a diarreia. Principalmente quem tem crianças e idosos em casa, deve sempre usufruir dos efeitos do sorinho para repor os sais minerais e hidratar o organismo. Nos postos de saúde, é o soro que é indicado quando alguém corre o risco de desidratação e, em casos graves, de internação hospitalar, a pessoa toma soro intravenoso. É nos postos de saúde também, que são distribuídas as colheres-medida para o preparo do soro em casa, mas, para quem não tem a colher, pode se utilizar de colheres normais.

Veja como é simples preparar um litro de soro caseiro

Passo a passo de como fazer soro caseiro

Passo a passo | Imagem: Reprodução

  • A água utilizada deve ser filtrada ou fervida e fria. Em um litro dessa água, misture: uma colher de café de sal e uma colher de sopa de açúcar.Mexa bem até que o sal e o açúcar dissolvam.
  • Dê pequenas colheradas desse soro ao doente, com calma para não provocar mais vômitos.
  • Para não haver perigo de errar a dose, o ideal é ter a colher-medida distribuída gratuitamente nos postos, já que um erro pode causar até convulsão em uma criança desidratada. Com a colher-medida, preapre um copo de água fervida ou filtrada, usando a parte maior da colher rasa de açúcar e a parte menor, rasa de sal.
  • E lembre-se: não facilite em casos de desidratação ou de infecções que causem vômito e diarreia, procure rapidamente atendimento médico, pois a desidratação realmente mata!